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Sabemos que o uso de SEO (Search Engine Optimization) é indispensável em estratégias de Marketing. O conjunto de estratégias de otimização para mecanismos de busca, tem como objetivo é trazer um bom posicionamento orgânico de páginas da web no Google e em outros buscadores, com conteúdos de qualidade e que entreguem uma boa experiência para os usuários, o que é essencial para a melhoria do alcance da marca ou empresa.

Mas ranquear no Google não é assim tão simples, é uma tarefa que exige conhecimento, recursos e muito tempo. Então como alavancar estratégias de SEO e conseguir rankings melhores nos buscadores? Vamos mostrar algumas boas práticas de SEO que sua empresa ou marca precisa utilizar!

5 boas práticas de SEO e como devem ser utilizadas

Alguns princípios de SEO permanecem relevantes às estratégias, independentemente da rápida evolução dos algoritmos de busca, e vale lembrar que planos de ação completos para SEO, normalmente utilizam duas frentes distintas com dois tipos de SEO diferentes:

  • SEO On-Page:  ações que otimizam o próprio site, tanto no conteúdo quanto na parte técnica (códigos de programação).
  • SEO Off-Page: otimiza aspectos externos ao site que influenciam no seu ranqueamento, como geração de links (link building) e reputação de marca. 

Segue abaixo 5 boas práticas de SEO para garantir a melhor otimização dessas páginas.

Conteúdos relevantes e consistentes

O conteúdo vem sendo uma fator extremamente importante para o SEO no ranqueamento de uma página, pois quanto mais rico em conhecimento, mais original e relevante for o conteúdo, mais o mesmo tende a gerar engajamento, tanto em forma de cliques como em comentários e compartilhamentos.

Sendo assim, é informado ao Google que a página atende às demandas dos usuários, portanto, merece ser bem posicionada.

Uma boa dica para a otimização de conteúdos, é a de que é necessário explorar pautas atemporais, que gerem tráfego e interações em longo prazo. Tendo em vista que conteúdos superficiais passaram a ser penalizados pelo algoritmo, em prol de materiais mais longos como guias e artigos. 

É interessante também, focar nos interesses do seu público para entregar exatamente o que esperam de sua marca ou empresa. O que eleva a percepção da sua marca e contribui para a construção de autoridade.

Utilize palavras-chave

Palavras-chave ou keywords são elementos fundamentais de SEO. Palavras-chave são os termos que são utilizados por usuários em suas pesquisas, são palavras em meio as frases que são digitadas ou comandadas por voz ao Google. 

No início das estratégias de SEO, o recomendado era que as palavras-chave fossem recorrentes no texto para facilitar a leitura dos robôs. Porém, versões recentes do algoritmo penalizam essa prática  que destaca conteúdos rasos pela repetição de palavras-chave. 

Então para isso, o Google desenvolveu a Indexação Semântica Latente (LSI), que permite à ferramenta compreender variações da palavra-chave, sinônimos e termos relacionados. Portanto, a qualidade e a fluidez do conteúdo são mais importantes do que o uso de palavras-chave, ainda devemos utilizá-las, mas ajuda esse fator ajuda a humanizar a linguagem e tornar a leitura mais agradável.

Para utilizar palavras-chaves na estratégia de SEO é necessário um estudo regular de palavras-chave para o seu projeto, para isso podemos apostar na inteligência da plataforma e ser mais criativos ao redigir os materiais.

Aprimore a experiência do usuário

Além de um ótimo conteúdo, as pessoas buscam também por uma plataforma que não decepcione durante o uso, e por isso os algoritmos mais recentes do Google avaliam a experiência do usuário na hora de ranquear as páginas.

Ou seja, sites que demoram muito para carregar, possuem links quebrados, pouca informação ou funções que não são intuitivas, acabam sendo penalizados. Outra questão que costuma ser penalizada é o design não responsivo, quando a interface não se adapta a mobile, por exemplo.

Além de otimizar os pontos citados para que a plataforma seja utilizada de forma mais agradável e prática, é importante formatar o conteúdo pensando também na experiência de leitura.

Inserir palavras-chave nos títulos, destacar trechos em negrito e utilizar recursos como listas, tabelas e infográficos são técnicas de SEO On-Page pontuadas pelos buscadores, e que devem fazer parte da sua rotina de SEO.

Construa autoridade

Um dos principais fatores de ranqueamento do Google, é a autoridade da página (Page Authority ou Pagerank) e a autoridade do domínio (Domain Authority).

O reconhecimento do seu site na web é mensurado por meio da estrutura de links que o envolve. Ou seja, quanto mais referências externas suas páginas recebem, mais relevância e credibilidade assumem junto aos mecanismos de busca, e consequentemente mais posições sobem no ranking de resultados.

A otimização é empreendida via link building, que opera junto com o conteúdo na construção de umaa reputação. Para desenvolver, é preciso um planejamento estratégico com foco na geração de links e no relacionamento com players de interesse para a empresa.

Tenha sempre conteúdos atualizados

Qualquer estratégia que é feita para obter resultados de performance, deve ter o desempenho de SEO monitorado ao longo do tempo. Páginas populares podem gerar insights para otimizações futuras, e as com menor engajamento podem ser reformuladas e expandidas.

É importante lembrar que o SEO gera resultados a médio e longo prazo. Então, antes de atualizar páginas e conteúdos, deixe que a ferramenta de busca processe as informações do seu site, evitando ajustes prematuros. 

Após isso, é importante priorizar a atualização de conteúdos ranqueados na segunda página do Google, onde a concorrência é menos acirrada.

Quais os principais benefícios de utilizar boas práticas de SEO?

Você já sabe que o SEO melhora o posicionamento dos sites nas páginas de busca. Então agora, confira abaixo os principais benefícios que essa estratégia traz para o impacto dos processos e resultados da sua empresa

  • Maior geração de tráfego orgânico, o que aumenta os acessos.
  • Aumento das taxas de conversão de leads e novos clientes;
  • Geração de tráfego qualificado, acelerando o ciclo de vendas;
  • Construção da reputação de marca, o que posiciona a marca ou empresa como autoridade em sua área;
  • Redução de custos com mídia paga e apoio às estratégias de Search Engine Marketing (SEM);
  • Retorno contínuo sobre os investimentos, com a otimização de páginas e conteúdos evergreen (que se mantêm relevantes ao longo do tempo).

E você, tinha conhecimento das vantagens que as boas práticas de SEO trazem? Gostaria de saber como aplicar em sua marca ou empresa? Entre em contato conosco!