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Retorno sobre o investimento

Uma das melhores maneiras de obter conhecimento sobre quais investimentos devem ser feitos para a sua empresa, se tem a partir do entendimento sobre quais as estratégias que, aproximam seus resultados das metas estabelecidas, as diferenciando de estratégias não funcionam.

Para isso, existem diversas métricas que possibilitam saber com precisão a eficiência dos seus investimentos. Uma das mais conhecidas é o Retorno Sobre o Investimento (ROI), que é utilizada para saber quanto a empresa ganhou com investimentos, principalmente na área de Marketing.

O que é ROI?

ROI é a sigla para a expressão em inglês “Return over Investment”, ou em português, “Retorno sobre investimento”.

É um indicador que possibilita saber quanto dinheiro a empresa ganha ou perde com investimentos realizados, incluindo campanhas, treinamentos, aquisição de ferramentas, estratégias para o alcance de leads e conversão dos mesmos.

Fornece o resultado final de cada ação e mensura custos, para que fique clara a identificação de quais investimentos trouxeram benefícios, e quais não trouxeram e precisam ser otimizados para que desenvolvam um melhor desempenho e consigam trazer resultados.

Como calcular o ROI?

Existe uma fórmula simples para calcular o ROI, que consiste em:

Por exemplo: Sua empresa teve ganho de 10 mil reais, sendo que o investimento inicial foi 1 mil.

Utilizando a fórmula de ROI , temos:

  • ROI = (10.000 – 1.000) / 1.000
  • ROI = 9

O que significa que, o Retorno Sobre o Investimento foi de 9 vezes o investimento inicial. Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem – no caso, 900% de retorno.

Por que o ROI é importante para o sucesso da sua empresa?

Estar atento a um indicador que possibilite o planejamento de metas futuras com base em resultados anteriores que são vistos como possíveis de serem alcançados, é extremamente importante, e com o ROI é possível além disso, identificar também o tempo que os investimentos levam para trazer retorno, e em quais áreas.

É um indicador super eficaz quando se trata de calcular o retorno de uma aplicação, se adequa a todos os investimentos em diferentes canais, como os feitos em campanhas de marketing, eventos, etc..

É como se fosse uma métrica que influencia objetivos, ao traçar metas realistas e monitorar constantemente, seus resultados podem ter aumentos significativos em questão de melhorias.

Além disso, o ROI também irá atrair a atenção de investidores ao avaliarem sua empresa! Até porque é fundamental saber quanto você ganhará para calcular se o investimento vale a pena.

Vantagens de saber trabalhar com base no ROI

  • Aumento de lucros

Ao utilizar seu dinheiro da melhor forma, se livrando de métodos que não são eficazes e aplicando apenas em métodos que trazem resultados.

Com mais recursos e tempo investidos em campanhas que realmente funcionam e podem ser constantemente otimizadas, é possível notar o aumento nos lucros.

  • Corte de gastos

Ao avaliar investimentos que valem a pena manter, automaticamente se evidenciam também as táticas que se deve abandonar.

Dessa forma,  todo investimento que não produz lucro, é visto como gasto desnecessário que serão eliminados aos poucos, fazendo com que esse dinheiro que não foi utilizado, conte como corte de gastos.

  • Resultados mais duradouros

O retorno sobre investimento é um processo contínuo, nunca pode ser deixado de lado.

Como o objetivo final é ser lucrativo de maneira consistente, uma vez estabelecido o hábito de fazer esse cálculo, você pode esperar resultados mais duradouros.

A única coisa necessária para isso é manter o ciclo de acompanhamento e ações rápidas para corrigir os problemas encontrados.

Podemos concluir que, o ROI tem um profundo impacto sobre a saúde da sua empresa, tanto nos resultados imediatos de marketing e vendas quanto na capacidade de se manter relevante no mercado. Por isso, use essas informações como ponto de partida para tomar boas decisões e lucrar mais! Entre em contato com a gente!