O tema “Neuromarketing” surgiu a partir do interesse dos profissionais de marketing sobre o estudo da psicologia ligado a processos de tomada de decisão e mensagens subliminares. Afim de poder utilizar técnicas para a atração e fidelização de público alvo.
Desde então tem sido utilizado de várias maneiras, e beneficia significativamente empresas de diversos seguimentos diariamente. Mas o que é de fato o Neuromarketing? E como é possível se beneficiar dele?
O que é Neuromarketing?
É o campo que une Marketing à Neurociência buscando estudar e compreender os fatores que influenciam um consumidor na decisão de compra.
O Neuromarketing serve para planejar ações de melhor comunicação com o lado irracional do cérebro humano, através de estímulos externos. Na internet por exemplo, é possível aguçar especialmente a visão e a audição, com textos, imagens e vídeos chamativos, acelerando a mente do consumidor para a compra imediata.
A partir disso, é possível traçar técnicas e métodos benéficos para as atividades de sua empresa.
Quais as principais formas de aplicação?
Psicologia das cores
Cores específicas podem causar diferentes impactos no público. Algumas marcas e empresas procuram até mesmo mesclar cores para obter diferentes resultados, é possível observar em estabelecimentos de fast food por exemplo, o grande uso de cores como amarelo, que é conhecida por despertar o sentimento de apetite e vermelho, que desperta o sentimento de emoção ou paixão.
Resultando em um maior nível de consumo e maior impulso emotivo de entrar no restaurante.
Diferentes cores tendem a despertar diferentes sentimentos, aqui temos alguns exemplos:
- Azul: Confiança
- Laranja: Sentimento amigável
- Verde: Tranquilidade
- Roxo: Inovação e inteligência;
- Rosa escuro: Alegria
- Rosa claro: Romance e delicadeza
- Preto: Luxo e seriedade.
- Branco: Transparência.
Storytelling
Quando se trata de storytelling, o ideal é apresentar uma história que consiga convencer o consumidor de que ele é o personagem principal e seu produto ou serviço é a solução para os problemas dele(a).
No meio digital o ideal é que as histórias sejam curtas e fáceis de entender, fazendo sempre o uso da palavra “você” o que faz o consumidor se sentir único, e é essencial que tenham finais felizes que de preferência estejam associados à marca ou produto.
Gatilhos mentais
Utilizar gatilhos mentais é uma das principais técnicas dos profissionais de marketing para influenciar uma decisão de compra.
A ideia é transmitir ao consumidor o sentimento de necessidade de consumo! Podendo utilizar gatilhos de escassez e urgência para acelerar decisões, gatilhos de por quê para apresentar motivos que desencadeiam a necessidade da compra, gatilhos de prova social utilizando influenciadores para demonstrar a importância do produto ou serviço, gatilhos de antecipação e novidade para aguçar a curiosidade e despertar interesse, entre outros.
Elementos bem posicionados
A forma como elementos de uma imagem estão posicionados, pode influenciar de maneira significativa em como essa imagem será vista pelo público alvo.
Seja em embalagens, propagandas e posts para redes sociais, é importante contar com um bom designer para que suas imagens estejam sempre bem posicionadas de forma que possibilite ao consumidor, compreender exatamente o que é preciso.
Como se beneficiar do Neuromarketing?
É possível observar que o Neuromarketing oferece diversos benefícios para a sua marca ou empresa.
Com o Neuromarketing, é possível compreender o que realmente influencia o consumidor a realizar uma compra, otimizando a tomada de decisão do público.
O desenvolvimento de produtos voltados ao público aumenta, pois ao entender o que a sua persona realmente espera de um produto, é muito mais fácil desenvolver produtos que influenciam diretamente no subconsciente do consumidor.
A criação de campanhas se torna mais efetiva, porque devido ao conhecimento profundo das motivações da sua persona, é possível criar campanhas bem mais específicas, que como consequência são bem mais atraentes.
Além de aprimorar a experiência dos consumidores com experiências positivas.
Devido a tudo isso, podemos concluir que aplicar o Neuromarketing em seu Marketing Digital irá melhorar seus resultados, não só em vendas, mas também em engajamento e fidelização do cliente!⠀