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Neuromarketing

O tema “Neuromarketing” surgiu a partir do interesse dos profissionais de marketing sobre o estudo da psicologia ligado a processos de tomada de decisão e mensagens subliminares. Afim de poder utilizar técnicas para a atração e fidelização de público alvo.

Desde então tem sido utilizado de várias maneiras, e beneficia significativamente empresas de diversos  seguimentos diariamente. Mas o que é de fato o Neuromarketing? E como é possível se beneficiar dele?

O que é Neuromarketing?

É o campo que une Marketing à Neurociência buscando estudar e compreender os fatores que influenciam um consumidor na decisão de compra.

O Neuromarketing serve para planejar ações de melhor comunicação com o lado irracional do cérebro humano, através de estímulos externos. Na internet por exemplo, é possível aguçar especialmente a visão e a audição, com textos, imagens e vídeos chamativos, acelerando a mente do consumidor para a compra imediata.

A partir disso, é possível traçar técnicas e métodos benéficos para as atividades de sua empresa.

Quais as principais formas de aplicação?

Psicologia das cores

Cores específicas podem causar diferentes impactos no público.  Algumas marcas e empresas procuram até mesmo mesclar cores para obter diferentes resultados, é possível observar em estabelecimentos de fast food por exemplo, o grande uso de cores como amarelo, que é conhecida por despertar o sentimento de apetite e vermelho, que desperta o sentimento de emoção ou paixão.

Resultando em um maior nível de consumo e maior impulso emotivo de entrar no restaurante.

Diferentes cores tendem a despertar diferentes sentimentos, aqui temos alguns exemplos:

  • Azul: Confiança
  • Laranja: Sentimento amigável
  • Verde: Tranquilidade
  • Roxo: Inovação e inteligência;
  • Rosa escuro: Alegria
  • Rosa claro: Romance e delicadeza
  • Preto: Luxo e seriedade.
  • Branco: Transparência.
Storytelling

Quando se trata de storytelling, o ideal é apresentar uma história que consiga convencer o consumidor de que ele é o personagem principal e seu produto ou serviço é a solução para os problemas dele(a).

No meio digital o ideal é que as histórias sejam curtas e fáceis de entender, fazendo sempre o uso da palavra “você” o que faz o consumidor se sentir único, e é essencial que tenham finais felizes que de preferência estejam associados à marca ou produto.

Gatilhos mentais 

Utilizar gatilhos mentais é uma das principais técnicas dos profissionais de marketing para influenciar uma decisão de compra.

A ideia é transmitir ao consumidor o sentimento de necessidade de consumo! Podendo utilizar gatilhos de escassez e urgência para acelerar decisões, gatilhos de por quê para apresentar motivos que desencadeiam a necessidade da compra, gatilhos de prova social utilizando influenciadores para demonstrar a importância do produto ou serviço, gatilhos de antecipação e novidade para aguçar a curiosidade e despertar interesse, entre outros.

Elementos bem posicionados  

A forma como elementos de uma imagem estão posicionados, pode influenciar de maneira significativa em como essa imagem será vista pelo público alvo.

Seja em embalagens, propagandas e posts para redes sociais, é importante contar com um bom designer para que suas imagens estejam sempre bem posicionadas de forma que possibilite ao consumidor, compreender exatamente o que é preciso.

Como se beneficiar do Neuromarketing?

É possível observar que o Neuromarketing oferece diversos benefícios para a sua marca ou empresa.

Com o Neuromarketing, é possível compreender o que realmente influencia o consumidor a realizar uma compra,  otimizando a tomada de decisão do público.

O desenvolvimento de produtos voltados ao público aumenta, pois ao entender o que a sua persona realmente espera de um produto, é muito mais fácil desenvolver produtos que influenciam diretamente no subconsciente do consumidor.

A criação de campanhas se torna mais efetiva, porque devido ao conhecimento profundo das motivações da sua persona, é possível criar campanhas bem mais específicas, que como consequência são bem mais atraentes.

Além de aprimorar a experiência dos consumidores com experiências positivas.

Devido a tudo isso, podemos concluir que aplicar o Neuromarketing em seu Marketing Digital irá melhorar seus resultados, não só em vendas, mas também em engajamento e fidelização do cliente!⠀