O que é Brand Storytelling? Quais os benefícios para a marca que o utiliza?

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Todo mundo possui uma história, com características únicas que descrevem as situações que ocorreram em sua vida. Como por exemplo, o lugar onde você nasceu ou morou, onde estudou, quais são seus gostos e sonhos, etc..  Mas como você contaria essa história? Certamente se baseando em características como essas, que ajudam a construir uma narrativa, desenvolvendo seu storytelling pessoal.

E assim como as pessoas, as marcas também têm histórias! Histórias que podem se tornar narrativas interessantes e promoverem engajamento, isso sob a perspectiva do brand storytelling, que além de ser uma das principais estratégias de branding, pode oferecer diversos benefícios para as marcas que o utilizam.

Marcas também possuem uma origem, dificuldades que enfrentaram, pessoas que interferiram em sua estrutura e muitos sonhos e objetivos para serem alcançados! Logo, afim de criar uma conexão emocional com seu público, contar essa história, pode ser algo considerado como necessário ou muito importante.

O que é brand storytelling?

É na verdade a criação de narrativas que comunica a identidade da marca, tornando a mesma mais conectada emocionalmente com seu público.

Um ponto essencial do Branding é a história da marca, que engloba todas as definições sobre o que a marca  realmente é,  por que existe, qual sua personalidade, quais propósitos e valores possui, qual cultura, missão, visão, etc…

Mas é importante lembrar que o Brand Storytelling é constante, ou seja, não abrange somente questões que definem como a marca chegou até onde chegou, mas sim quais fatores continuam sendo realizados para que ela chegue cada vez mais longe!

O Brand Storytelling é algo que vai além de apenas apresentar uma marca e informar quais produtos possuem ou que serviços prestam, é criar uma narrativa, com os elementos e as técnicas adequados,  para falar de uma maneira envolvente sobre quais são as origens dessa marca, a sua trajetória e os valores que guiaram suas escolhas.

Qual a importância de utilizar o Brand Storytelling?

Além de ser uma ótima estratégia de branding, pois envolve pessoas em um nível mais profundo, mexendo com emoções e memória afetiva ao acionar gatilhos, e gerando identificação com a marca.

A geração atual, não quer mais marcas que só vendam produtos, querem compromissos reais com a sociedade e o futuro do planeta! Devido a isso, é fundamental que as marcas tenham propósitos e valores.

Ao  envolver seus consumidores em sua essência, e transforma-los em personagens principais, compartilhando seus valores. O resultado será uma conexão poderosa entre os dois, trazendo sentimentos como lealdade e confiança,  que serão verdadeiramente essenciais para o sustento e crescimento de uma marca a longo prazo.

Quais os benefícios do brand storytelling?

Melhora o Engajamento

Através do Storytelling é possível inserir a própria audiência em sua narrativa, nas relações dos personagens, e no cenário da história. O que acontece quando o público se identifica com algum valor ou situação demonstrada, e acaba se sentindo como se estivesse dentro da história, participando daquele momento.

O que causa um maior número de interações, pois as pessoas costumam querer compartilhar suas próprias histórias e experiências em comentários ou até mesmo por mensagens diretas, ou simplesmente querem demonstrar que apoiam o conteúdo da sua marca, distribuindo curtidas e compartilhamentos simplesmente por se identificarem com ela, ou seja,  com engajamento é possível manter as pessoas próximas da marca por mais tempo e com mais intensidade.

Humanização

Ao transmitir a ideia de que, assim como as pessoas, cada marca possui a sua história. É comum que também seja transmitido o sentimento de que a mesma possui uma personalidade, valores que geram decisões responsáveis para caminhar em busca de propósitos. E que para isso, além das conquistas obtidas, também houveram dificuldades sendo ultrapassadas em seu trajeto.

O que gera a Humanização da marca, momento em que ela passa a ser vista como algo a mais do que apenas um robô, e com a humanização se desperta também a empatia e identificação que te aproxima de seu público.

Aumenta a atratividade

Contar histórias, não é apenas falar sobre vitórias e conquistas. Mas também sobre os obstáculos, fracassos, dificuldades e dores no caminho, destacando sempre que,  se não fossem eles, a marca não teria chegado até onde chegou.

Por isso, o brand storytelling aumenta a atratividade da marca. De acordo com o Efeito Pratfall, a atratividade das pessoas, aumenta depois que elas cometem um erro. Por que isso acontece? IDENTIFICAÇÃO!

Identificação é a palavra-chave quando falamos de Brand Storytelling, e pode até parecer estranho, o fracasso atrair alguém, mas o público se identifica muito quando acontece, pois também se visualizam como um seres que erram constantemente, e ao verem o mesmo em sua marca, se identificam com a autenticidade que ela oferece.

Podemos concluir que existem diversas formar de captar a essência de sua marca e construir uma narrativa de brand storytelling. Você pode contar histórias que reforcem a identidade da marca e propaguem seus valores para gerar empatia e identificação do público. Tudo isso de forma que sentimentos sejam cultivados positivamente em direção da sua marca.

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