Merchandising e suas peculiaridades

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ALERTA GATILHO! Antes de começar, já queremos te oferecer um ombro amigo para qualquer crise após esse texto sobre merchandising e suas peculiaridades… rs

Já teve a impressão que comprou algo porque foi influenciado a comprar? Comprou algo de uma loja só porque achou lindo na vitrine? Ficou olhando fixamente para a disposição dos produtos em qualquer loja física achando a composição incrível? 

 

Se para qualquer uma dessas perguntas você respondeu sim, pode ter certeza que em algum lugar, uma equipe de Trade marketing e Promotores de merchandising estão muito felizes. Isso porque as técnicas utilizadas para tornar produtos ou serviços interessantes foram bem realizadas. 

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre o que é, os objetivos, tipos e técnicas de merchandising, uma estratégia incrivelmente eficiente para qualquer negócio, vamos lá?

O QUE É MERCHANDISING

Como citamos acima, uma ação de merchandising nada mais é que técnicas e  estratégias utilizadas, para tornar um produto ou serviço, mais atrativo para o consumidor final e também gerar lucro para a empresa que fornece tal solução. 

Sua missão é tornar o canal de comunicação mais visível de forma que consiga chamar a atenção do cliente. 

TIPOS DE MERCHANDISING

Existem 5 tipos de merchandising e é muito importante conhecer todos para identificar a melhor estratégia para sua empresa, são eles:

VISUAL MERCHANDISING

Esse é só um nome difícil para falar sobre a identidade visual de uma marca. Você compra em uma loja com site poluído, não responsivo e com uma estampa não muito bem elaborada ou ponto de vendas mal estruturado? 

Visual merchandising foca nas cores escolhidas, logo definida e tipografias utilizadas para tornar essa experiência de compra junto à marca algo irresistível e compatível com o público alvo que almeja-se atingir.

Uma ação bem planejada e bem executada de merchandising é responsável por mostrar o que a empresa pode ganhar ou perder vendas. Por isso, faz-se necessário um posicionamento estratégico para que os resultados sejam alcançados.

Lembre-se: O cartão de visitas de uma empresa é visto a partir da identidade visual.

MERCHANDISING EDITORIAL

Se você gosta de ver séries, filmes ou até mesmo novelas, já esbarrou com esse tipo de merchandising. 

Ele é responsável por promover produtos de forma mais sútil que comerciais. 

Os produtos são apresentados discretamente, trazendo para quem está vendo uma lembrança da marca através do seu subconsciente. 

Quer provas disso?

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MERCHANDISING NO PDV

Vamos ao que está mais próximo de nós?

Merchandising no Ponto de Venda (PDV) é a organização dos produtos na loja física de modo que atraia o cliente para que ele se interesse por determinados produtos e assim realize a compra.

O grande desafio é fazer a comunicação chegar no cliente de maneira eficiente em todos os níveis. Como fazer isso? Vamos dar umas dicas para você. 

5 Dicas de como ter sucesso no PDV

1º Pense no público

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O que seu público gosta? Adianta colocar a disposição de produtos que são novidade para um público que se sente atraído por promoções? Esperamos que a resposta tenha sido não. 

É necessário saber os gostos da persona para fazer uma comunicação assertiva, unindo os anseios do seu público com o que você quer vender.

 

2º Iluminação

Querendo ou não, nós somos atraídos pela luz, portanto, letreiros luminosos, produtos com aspecto atraentes por conta de iluminação é uma boa estratégia para PDV.

LUZ ONDE QUER QUE TENHA FOCO.

Por falar em foco, olha ele aí…

 

3º Foco

Quando falamos de foco, queremos que você entenda que é relacionado a produtos. Existem duas formas, o foco em vários produtos¹ e o foco em produtos específicos².

As duas formas são corretas, porém é necessário, mais uma vez, entender sobre sua persona. 

¹ Vários produtos: Demonstrar a grande variedade de produtos que a marca possui.
² Produtos específicos: Demonstrar como a opção foi feita personalizada.

Mais uma vez, entenda a estratégia que está traçando, se será mais ampla ou segmentada.

 

4º Limpeza e organização

Produto bom, mas sem limpeza e organização na hora de apresentar são sinais de PDV sem merchandising. 

É preciso ter o produto limpo e bem organizado na gôndola, uma exposição clara da precificação e promoção. Lembre-se: a experiência do shopper tem que ser agradável e convidativa à compra, portanto o produto tem que estar impecável.

 

5º Prazo

Mas então, boas estratégias de merchandising tem prazo de validade ? 

Seria loucura falar que não!! Toda ação desenvolvida tem que ter seu início, auge e fim.

O início é sempre uma preocupação se será bem aceita ou não, pelo consumidor, o auge é o seu momento de maior resultado assim que surte efeito e claro, o fim é o momento de trocar as estratégias, os produtos e o foco.

Porque dar prazo para uma estratégia? 

Se uma estratégia permanecer por um longo período não terá uma característica muito importante para o marketing que é o gatilho mental da escassez, essencial para que o cliente entenda que a campanha não ficará sempre ali.

MERCHANDISING NO VAREJO

Essa estratégia é bem simples, toda ação que visa aumentar o consumo dando visibilidade ao benefício do cliente com a aquisição do produto.

  • Cupons de desconto
  • Programa de fidelidade
  • Sorteios 
  • Brindes
  • Amostras grátis 

É muito importante pensar o que realmente atrai o seu público, que benefício dará o caráter de IMPERDÍVEL.

MERCHANDISING NO DIGITAL

Existe uma frase muito importante a ser dita aqui e deve ser levada como mantra:

MERCHANDISING DIGITAL NÃO É PUBLICIDADE.

A missão do merchandising digital é mencionar diretamente o produto com o intuito de fixar na mente do consumidor sem pressioná-lo a compra.

Se ficou obscuro para você, vamos dar exemplos? 

1 – Um cozinheiro que faz vídeos cozinhando e cita a marca dos produtos que está usando.
2 – Uma influencer que faz lives enquanto se maquia ou faz revisão de produtos citando as marcas.

Ficou fácil agora, não é mesmo? Esse é o merchandising digital, que influencia na comercialização de produtos de forma natural.

 

Agora que você já conhece os tipos de merchandising, vamos passar por algumas técnicas de merchan? 

6 TÉCNICAS DE MERCHANDISING

Estímulos Sensoriais

Técnica que possui como função usar os 5 sentidos para criar ou reforçar um vínculo com alguma marca.

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Cross-Merchandising

Técnica que tem como objetivo cruzar produtos no PDV que sejam relacionados. É a disposição de produtos que são de uma mesma linha. Vamos facilitar? 

Quando você está no mercado e está na sessão de massas, próximo a elas, também não estão extratos de tomate, azeites e temperos? 

cross-merchandising

Isso é cross-merchandising.

Decoração de Vitrines

Técnica utilizada para uma comunicação rápida, uma vitrine com produtos bem dispostos e atrativos conseguem captar a atenção do público mesmo que seja só para uma “olhadinha”.

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Stopper

Acho que este aqui é auto explicativo mas vamos lá, é uma técnica que busca através de uma peça de comunicação visual criar uma ruptura no caminho do cliente de forma que faça-o parar e olhar o produto.

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Wobbler

Técnica muito utilizada para apresentar uma novidade ao consumidor, “saltando” das prateleiras do PDV, geralmente na altura dos olhos, para facilitar a visualização da informação.

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Adesivo de Piso

Essa é uma técnica usada quando há desejo de “mudar” o ambiente. Os adesivos de piso são ótimos para “guiar” o consumidor até o produto.

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Essas são apenas algumas das diversas técnicas possíveis para uma estratégia de merchandising, um pouco mais focado em PDV e varejo. 

É muito importante saber o que vai influenciar o seu consumidor e para te ajudar um pouco mais, aqui vão três dicas rápidas: 

  • Inovação: “Saia da casinha” quando se trata de merchandising.
  • Autosserviço: Faça sua estratégia de forma que dê ao seu público autonomia.
  • Valor percebido: Aumente o valor do seu produto, não o preço.

 

Espero que tenha sido esclarecedor o conceito e todas as possibilidades do merchandising. Caso precise de ajuda, conte conosco. Aqui na Equilibra, por sermos uma agência 360º conseguimos auxiliar em todo tipo de estratégia e material, seja ele para uma ação digital, como também offline. 

Até a próxima!