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Inbound marketing

O marketing tradicional sempre se baseou em distrair pessoas de suas tarefas para mostrar como tal produto ou serviço podem trazer vantagem para suas vidas, isso sem visar a qualidade real dos produtos e soluções, e em um tempo em que os consumidores não conseguiam ser valorizados de verdade.

Mas houveram muitas mudanças radicais de comportamento dos consumidores ao longo da transformação digital, e com isso, a necessidade das empresas de criar novas formas para conquistar e fidelizar seus clientes entrou para o jogo.

E o que poderia ser melhor para isso que o Inbound Marketing?  Afinal, seu uso é ideal para estratégias em que a prioridade é atrair e converter clientes com o uso de conteúdo relevante. Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não corre atrás de clientes, mas sim, otimiza o seu campo digital, como blogs, redes sociais e mecanismos de busca, para que possa ser encontrada!

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing ou traduzindo, o Marketing de atração, funciona de uma maneira bem diferente do marketing tradicional ou outbound. Nesse conjunto de estratégias, a principal ideia é que o cliente procure pela empresa!

Ou seja, é um conjunto de diversas estratégias e ações realizadas com o foco em atração de potenciais clientes, seja o direcionando para seu blog, site ou redes sociais. A partir da atração, começa a ser trabalhado o relacionamento através da criação de conteúdos personalizados e voltados para um público-alvo específico, afim de buscar a permissão para se comunicar de forma direta, criando um relacionamento duradouro.

O conteúdo criado a partir de estratégias de Inbound, tem como objetivo educar, informar e atualizar a audiência, de forma que a empresa se torne referência e obtenha autoridade em determinados assuntos abordados, o que tem muita influencia na decisão de compras.

Inbound X Outbound: Quais as principais diferenças?

As principais diferenças podem ser destacadas é que o conceito de Outbound Marketing, que normalmente consiste em anúncios de diversos tipos, contato direto via telefone, email, etc. Trás uma abordagem com uma comunicação unilateral, onde o produto ou serviço são anunciados para grandes audiências, com uma oferta direta mas pouquíssimo engajamento, além de ter um custo mais alto sobre suas ações e nem sempre trazer a possibilidade de mensurar com precisão seus resultados.

Já o Inbound Marketing é baseado em diálogos constantes entre consumidor e empresa, utilizando conteúdo de atração em canais como blog, redes sociais e email, trazendo um custo bem menor e resultados que podem ser analisados facilmente. A comunicação é aberta, os serviços e produtos são encontrados por pessoas que realmente possuem interesse, o que resulta em um relacionamento duradouro e consequentemente mais engajamento.

Ou seja, as vantagens do Inbound Marketing são claramente existentes, e não ter uma estratégia de Marketing de Atração para sua empresa pode ser um fator determinante entre a mesma e a concorrência.

As vantagens do Inbound Marketing

Será que vale a pena investir em Inbound Marketing?

Atrair pessoas por meio de conteúdo relevante traz vários benefícios para o seu negócio, independente de ser B2B ou B2C. É como se o marketing tradicional fosse uma versão com defeitos de um aplicativo, e o Inbound fosse a sua atualização, consertando os defeitos e trazendo ferramentas inovadoras. Confira as vantagens!

Maior poder persuasivo 

Ter persuasão é muito importante durante o processo de fechamento de vendas. O Inbound Marketing concede um poder de convencimento maior por ser baseado em informações concretas, possibilitando a persona de receber o conteúdo exato que precisa, o que a leva a ter tempo suficiente para se convencer e continuar pesquisando sobre.

O que vai fazer toda diferença também no relacionamento estabelecido, que será consequentemente melhor, devido a objetividade dos assuntos entre a empresa e o consumidor que já foi previamente convencido.

Maior alcance de público-alvo

Na verdade, é possível até mesmo dizer que o alcance de público em geral é maior. Mas o diferencial é que ao invés de atrair um tráfego de pessoas desinteressadas, o conteúdo utilizado vai chamar a atenção apenas de quem realmente mostra potencial de futuras compras.

O foco não é quantidade, mas sim a qualidade do público alcançado.

Aproximação com clientes

Por oferecer um conteúdo que auxilia a persona na prática, ao invés de apenas tentar fazer com que as pessoas “engulam” a ideia de qualquer produto ou serviço,  é criada uma relação de confiança.

A partir dessa confiança, o público se abre mais as recomendações da marca ou empresa, justamente pela proposta atender as suas necessidades reais. O Inbound Marketing se baseia em uma comunicação aberta e na interação constante. Saber as opiniões e reações da persona desejada, é a melhor forma de obter feedbacks.

Ciclo curto de vendas

O ciclo de vendas é o tempo gasto entre o contato inicial até o fechamento da venda. Quanto maior o tempo de conversão, maior o ciclo. Com o Inbound é possível reduzir esse tempo, trazendo mais garantia.

O que acontece por conta do conteúdo altamente relevante e personalizado, que movimenta rapidamente os leads pelo funil de vendas e antecipa a etapa de decisão de compra.

Custos menores

Quando falamos de custos, o ideal é que sejam os menores possíveis, certo?

Além de diminuir os custos de aquisição, o Inbound também é mais barato que soluções tradicionais, como anúncios, etc. E o melhor é que essa redução não trás perda de qualidade nem diminuição de resultados.

O Inbound possui um investimento mais eficiente! Até porque desperdiçando menos em recursos, sobra mais orçamento para aplicar em táticas que realmente funcionam!

Acompanhamento de resultados

É preciso acompanhar dados em tempo real para obter a precisão necessária sobre o que está funcionando e o que não está. As organizações que calculam o retorno sobre investimento, conseguem identificar se suas estratégias são eficazes ou não. É importante acompanhar de perto os resultados de cada uma das suas estratégias! Depois de saber as vantagens Inbound Marketing, você já está preparado para utiliza-lo em suas estratégias. Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a gente!

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