Solicitar Proposta
 
 
 
 

Atualmente existem diversas formas para segmentar e compreender seu público dentro do marketing digital, dentro dessas formas, temos uma que é extremamente valiosa: A localização das pessoas. 

É possível obter dados valiosos sobre o perfil de seus clientes, como interesses pessoais e comportamentos do dia a dia, por meio de endereços de IP ou GPS ativados no celular.

Através das informações de onde o cliente costuma frequentar, é fácil saber quais são seus gostos. Por exemplo, uma pessoa que costuma frequentar barzinhos e esteve em alguns com a localização ativada, pode ser um alvo bom para receber mais anúncios de outros bares em suas redes. 

Mas como isso tudo funciona? Vamos te explicar. 

O que é Geomarketing?

É um conceito que inicialmente foi utilizado para organizar estratégias de marcas, analisando as características presentes em um público de uma determinada região a fim de tornar precisa e promissora a escolha de um local para se construir uma empresa/ loja física. 

Já atualmente, sendo inserido no marketing digital, o geomarketing consiste em estratégias que utilizam inteligência sobre localização, para alcançar o consumidor na hora e local certos.

Para coletar as informações do possível cliente, geralmente, utiliza-se dois serviços de geolocalização: o GPS ativado do celular ou o endereço de IP. Dessa forma, é possível reunir informações, melhorar a inteligência e aplicar novos conceitos, otimizando as estratégias de comunicação.

Quais são as formas de aplicação do Geomarketing?

Existem algumas estratégias mais específicas utilizadas dentro do Geomarketing para potencializar as suas vendas. Estratégias que aplicadas corretamente proporcionam diversos benefícios.

  • Geotargeting

Ajuda a segmentar públicos conforme variáveis, divide em bairros, cidades, países, tanto as pessoas que moram quanto as que trabalham nessas regiões.

Torna possível anunciar de forma específica a partir das localidades determinadas.

As plataformas mais utilizadas para o geotargeting são Facebook Ads e Google Ads, que coletam dados de localização dos usuários e impulsionam as campanhas a partir de objetivos previamente determinados

Sabe quando aparece uma notificação “esse site/app deseja saber sua localização”? É assim que as marcas e empresas conseguem acesso a informações de potenciais clientes. 

  • Geotagging

No Facebook e Instagram é muito comum de ser utilizado o “marcar sua localização” e é dessa maneira que as empresas conseguem aumentar sua visibilidade online, para que outros clientes relacionados aos que marcaram, também possam encontra-los mais facilmente.

Uma boa estratégia para geotagging é possuir locais “instagramáveis” para motivar pessoas a marcar o local em suas redes sociais. 

  • Geofencing

Estratégia que tem como objetivo de proporcionar conteúdos, sendo em tempo real. Para isso, então, ela acompanha essa mobilidade do cliente através dos sistemas de GPS.

Por exemplo, a empresa pode criar campanhas utilizando o geofencing em restaurantes, logo, no momento que você se aproxima do estabelecimento, recebe uma mensagem, e-mail e, inclusive, mensagens com ofertas ou promoções.

Tudo acontece em tempo real. Assim sendo, a tecnologia utiliza aplicativo e/ou softwares, a fim de roteirização. Dessa forma, garante que irá ocorrer esse rastreamento de frotas e, inclusive, a automação de recursos específicos.

  • Check-in

Funciona como uma forma de divulgação espontânea. Esse tipo de geomarketing, para funcionar, precisa ter uma iniciativa do usuário, não pelo estabelecimento.

O consumidor realiza o seu check-in nas redes sociais, mostrando onde está, existe uma melhor ação de engajamento isso é considerado algo positivo em relação à estratégia de marketing de geolocalização.

Por isso, por exemplo, é muito comum que os estabelecimentos optem por algum bônus. Ou seja, podem oferecer descontos e brindes. Algo muito utilizado é oferecer uma rede Wi-Fi grátis para quem realizar o check-in.

Quais são as vantagens?

Utilizar serviços de localização de seus potenciais clientes em tempo real, é uma das principais vantagens do marketing de geolocalização para garantir um público mais segmentado, algo que ajuda muito em campanhas. 

É uma ótima maneira das marcas e empresas garantirem uma melhor conexão com seus clientes que se encontram em localizações próximas, o que facilita o acesso à compra. 

Com um público mais segmentado, os resultados das ações de marketing possuem maior sucesso, se tornando eficientes, além de contar com um maior auxílio na hora de tomar decisões.

Além de garantir a possibilidade de captação de novos clientes, assim como trazer mais conhecimento sobre os mesmos. A estratégia também é capaz de reduzir custos, o que é muito buscado por empresas.

As vantagens são inúmeras, e isso é fácil de se ver, mas obviamente devem ser aplicadas corretamente, teria interesse em utilizar o Geomarketing? Entre em contato conosco para saber como essa estratégia pode ajudar sua empresa!