Cresça com o Marketing na Crise

Creça com marketing

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Quando o assunto é o atual momento econômico em que o Brasil vive, muitos artigos na Internet, em jornais e em revistas falam sobre o que as empresas devem fazer para sobreviver nestes tempos.

Mas será que é possível não apenas sobreviver, mas também crescer durante a crise?No post de hoje vamos mostrar que sim!

Se essa é a expectativa para o seu negócio, acompanhe as nossas 5 dicas!

1. Mantenha o seu planejamento em dia

Planejamento é a chave para o crescimento do seu empreendimento. Mas não basta apenas criar aquele plano de negócios lá no início, fazer as reuniões anuais e deixar que os documentos caiam no esquecimento.

O planejamento de todos os setores da sua empresa precisa ser revisto constantemente e atualizado de acordo com os acontecimentos do mercado. Em tempos de crise, por exemplo, às vezes será preciso mudar a rota, estipular novos prazos para o cumprimento de metas, rever despesas e planejar o aumento da receita.

2. Analise o comportamento do mercado

O mercado consumidor está em constante evolução e, em tempos digitais, essas transformações ocorrem mais rapidamente.

Portanto, para que o seu negócio cresça durante a crise, você precisa acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor em geral e do seu público em específico. Isso lhe dará as chaves para criar novos produtos e serviços, promoções, mudar a forma como vende e planejar novas estratégias de marketing para atrair novos consumidores.

3. Saia em busca de novos clientes

Não tem jeito: para aumentar a receita da sua empresa mesmo em períodos de crise econômica, você precisará aumentar a carteira de clientes.

Para isso, o tão conhecido networking é fundamental. Saia da empresa, visite e participe de feiras e exposições relacionadas ao seu setor; vá a cursos e palestras presenciais, frequente cafés e coworkings. Fale do seu negócio para outras pessoas e ouça sobre o negócio delas. Crie parcerias e conquiste novos clientes!

Não deixe apenas o setor de vendas encarregado de aumentar a carteira comercial. Às vezes, a sua presença e intervenção como proprietário do negócio pode ser muito importante para o fechamento de uma grande venda.

4. Invista em marketing digital

Além de você e sua empresa marcarem presença na vida em sociedade, é imprescindível que a sua marca também esteja ativa no mundo digital por meio de seu site, blog e redes sociais. Afinal, o chamado Novo Marketing mudou a forma como as empresas se apresentam — agora, o próprio público é atraído e convidado a se relacionar com as marcas, gerando maior engajamento e interação.

Caso não tenha conhecimentos sobre o marketing digital, uma dica é contratar uma agência especializada para criar as melhores estratégias que se relacionem ao seu negócio.

5. Melhore o seu atendimento

Loja física, e-commerce, escritório, e-mail ou telefone: não importa a forma de atendimento: você precisa sempre encantar os seus clientes e torná-los fiéis à sua marca. Para isso, um atendimento de qualidade é mais que essencial, é crucial para o seu negócio continuar prosperando.

Para isso acontecer, outro fator é muito importante: a motivação dos seus colaboradores. Treine-os, capacite-os e os motive para continuarem sempre oferecendo o melhor atendimento aos clientes.

Crescer durante a crise não é uma tarefa simples, mas com essas 5 dicas o caminho torna-se mais curto e o seu negócio mais próspero e forte.