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Humanizacao da Marca

Nos dias atuais, o público da internet em geral não consegue mais se identificar com empresas e marcas que possuem uma comunicação muito formal ou até mesmo robótica que costumam oferecer serviços de forma burocrática e impessoal.

No momento existe uma grande busca por marcas com objetivos transparentes e uma aproximação amigável que realmente atenda as necessidades e desejos do público de maneira humanizada.

O que é Humanização?

Humanização é o conjunto de valores, técnicas, comportamentos e ações que, construídas dentro de seus princípios, promovem a qualidade das relações entre as pessoas!

Como humanizar uma marca?

Humanizar uma marca é um processo que precisa de construção diária, pois é necessário estruturar um  relacionamento de aproximação entre a marca e seu público. E é exatamente essa relação que vai fazer com que a marca seja vista como algo a mais do que apenas o produto ou o serviço que oferece.

Vivemos em uma era tecnológica, onde podemos notar bots criados por softwares especificamente para interagir e se aproximar dos humanos, deixando os atendimentos cada vez mais mecanizados.

Já as relações próximas, tendem a facilitar conversões, possibilitar novos negócios e principalmente estreitar laços. E por isso, se aproximar de forma verdadeira do seu público, pode trazer um grande diferencial para a sua marca ou empresa!

  • Construa responsabilidade social

Crie campanhas socialmente responsáveis, que se preocupam para de nenhuma maneira afetem de forma degradante o meio ambiente, e mostre que se importa com as condições de trabalho, buscando que sejam  ideais para seus empregados.

Ter princípios de sustentabilidade e responsabilidade social é algo muito bem visto pelos usuários na atualidade. Pesquisas mostram que a maioria dos consumidores estão dispostos a pagar mais quando uma empresa eleva preços para oferecer melhores salários e apresentar produtos e soluções sustentáveis.

  • Comunique-se naturalmente!

É importante ter uma comunicação constante, tanto com clientes quanto com o público em geral, pois isso trás para a marca, autoridade e transmissão de valores, como a transparência e um maior sentimento de aproximação.

Uma boa maneira seria não optar por estruturas e métodos persuasivos e invasivos, que demonstram apenas a necessidade de vender mais e conquistar uma maior quantidade de clientes. O melhor seria optar por metodologias sustentáveis que geram oportunidades de negócio, com o objetivo principal de informar, educar e apresentar valor ao mercado e aos clientes.

  • Menos formalidades e mais acessibilidade.

Quando o usuário busca uma marca humanizada, é porque precisa de uma marca que tenha uma interação mais simples, sendo possível apresentar preocupações, necessidades e também reclamações.

Ao deixar a burocracia de lado e oferecer uma comunicação com expressões mais simples ao invés de uma formalidade exagerada, é possível demonstrar que há um interesse verdadeiro em compreender o consumidor de maneira mais prática, para atender mais facilmente as suas necessidades.

  • Reconheça erros!

Assim como todo mundo, empresas também estão sujeitas a falhas, técnicas, operacionais e humanas. E a melhor forma de lidar com isso, é aproveitar o momento das falhas para se redimir e humanizar sua empresa.

Admitir o erro e demonstrar atenção e cuidado durante o desenvolvimento da solução, além de tranquilizar o cliente, gera empatia.

  • Tenha estilo próprio e utilize humor

É necessário que exista uma personalidade própria da marca, para que seja identificada e diferenciada, logo, definir um estilo próprio que estabeleça um tom de voz, temáticas e elementos visuais únicos, torna a marca reconhecida e a possibilita de se posicionar e ser valorizada como uma “pessoa”.

Desde que não seja de maneira vulgar ou ofensiva a qualquer grupo social, utilizar humor é essencial, ainda mais dentro do universo das redes sociais, que proporcionam o uso de diversos memes para a utilização até mesmo em posicionamentos, o que gera compartilhamentos e uma imensa identificação com o público.

Qual a importância da humanização?

Humanizar uma marca é aproximá-la do humano, com sentimentos, desejos e expectativas.

A humanização da marca cria, além de identificação, uma grande quantidade de mídia espontânea. Clientes e não-clientes que se engajam com seu conteúdo, e tendem a compartilhar o mesmo levando seu nome para mais pessoas.

É uma ótima maneira de alcançar novos públicos. E com o poder da viralização, seu faturamento pode ser elevado significativamente!

Ao saberem que a sua empresa possui valores e propósitos, é despertada a sensação de pertencer a algo, fazer parte e ter voz, que é cada vez mais valorizada pelos consumidores!

As ações de humanização servem para a criação de estratégias mais eficazes, fortalece o branding e a identificação de marca, cria empatia, melhora o relacionamento entre empresa e cliente, e aumenta as chances de fidelização.

A partir disso, podemos concluir que a humanização proporciona diversos benefícios e por isso se faz tão importante nos dias atuais! Com o auxílio de uma agência especializada, é possível desenvolver as melhores estratégias de humanização para a sua empresa. Entre em contato com a gente!