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O sucesso do Marketing Digital é algo que sempre discutimos por aqui, mas existe outra vertente de Marketing que também se destaca muito, o Trade Marketing!

O Trade Marketing é e sempre foi visto como fundamental, aliás, se trata de uma das estratégias mais antigas de Marketing, e quando feito para empresas produtoras, tem como objetivo destacar suas mercadorias, e para isso, são feitas estratégias de distribuição em pontos de venda, o que possibilita expansão e manutenção de produtos dentro de um mercado.

Mas o que é o Trade Marketing?

O Trade Marketing é na verdade a estratégia de marketing voltada para o posicionamento de mercadorias em pontos de venda. Tem como objetivo principal expor de forma estratégica para estimular o consumo de produtos em diferentes canais de venda e distribuição, como varejo ou atacado.

O foco da estratégia do Trade Marketing é além de oferecer visibilidade, fazer com que o público-alvo de cada produto consiga ter acesso de forma adequada aos produtos, estejam eles em prateleiras ou outros setores.

Para isso, sempre é considerado o impacto que cada mercadoria traz diante de seu público-alvo.

O Trade Marketing, é utilizado para causar também o aumento da competitividade que determinadas marcas possuem entre si, e o relacionamento com pontos de venda é um dos fatores que mais importam nessa estratégia. O que requer que seja sempre estabelecida uma conexão positiva com varejistas para uma melhor divulgação de mercadoria.

E para estabelecer relações de ganho mútuo, negociações que oferecem oportunidades de trazer vantagens tanto para os produtores quanto para os distribuidores devem sempre ser feitas, e o ideal é que seja algo conduzido por uma equipe de Trade Marketing eficiente.

Quais os principais objetivos do Trade Marketing?

1 – Fortalecimento de marca

Aumentar a visibilidade de uma marca com certeza é um dos principais objetivos do Trade Marketing, e isso já é feito no marketing em geral, com serviços que variam desde o relacionamento com o público, atendimento de qualidade, publicidade e ações em redes sociais.

Porém para o produtor, é necessário também, que sua mercadoria sempre esteja à vista do consumidor, de forma que fique em destaque, e é ai que as estratégias de Trade Marketing que são usadas para fortalecer as marcas entram em jogo.

E para que sejam colocadas em prática é preciso avaliar alguns pontos, como por exemplo:

  • Presença de pontos de venda em locais onde existe a busca feita pelo público-alvo
    (Posicionamento preciso em prateleiras de forma que o produto fique à altura da visão de cada público);
  • Inovações em relação ao mercado e ações de destaque
    (Pontos de venda com decorações diferenciadas para chamar atenção ou até mesmo amostras grátis e demonstrações de uso);
  • Uma boa exposição de forma organizada dentro dos pontos de venda;
  • Analise do espaço dividido com concorrentes.
2 – Exposição correta dos produtos no mercado

Que a estratégia se resume a isso já está claro, e a exposição correta dentro dos canais de venda é fundamental, pois a mercadoria precisa estar visível de forma eficaz.

Portanto uma estratégia de Trade Marketing deve planejar além de onde os produtos serão expostos, a forma com que esses produtos serão posicionados nesses locais.

E para isso, é sempre visado explorar bem o uso das gôndolas e prateleiras, e também atuar com a distribuição de amostras grátis, o que desperta muito a atenção dos consumidores e pode ser o ponto de partida de uma relação de consumo caso o cliente nunca tenha utilizado o produto antes.

3 – Definir canais de distribuição

A melhor forma de definir um bom canal de distribuição para um produto, é pesquisando onde o público-alvo desse produto se encontra, ou seja, é fundamental saber onde essas pessoas estão, qual seu poder de compra e, principalmente, quais varejistas elas frequentam. Assim a marca ou empresa saberá em quais canais de distribuição realmente haverá maiores chances de conseguir um bom volume de vendas, e é possível iniciar negociações de relacionamento para obter relações duradouras tanto para o produtor quanto para o varejista.

4 – Manter a relevância dos produtos no mercado

A competitividade que existe entre as marcas é sempre a questão que faz com que as empresas pensem em qualificação, inovação e valorização de marca, e com o Trade Marketing é possível trabalhar para que a relevância de uma marca já estabilizada, seja mantida. Nesse quesito, o papel do Trade Marketing é reforçar os valores que o produto possui, uma boa forma de fazer isso é utilizando a distribuição de amostras grátis, por exemplo

5 – Conquistar a preferência

Quanto mais um produto atende as necessidades de seu público, maior são as chances de que ele seja o preferido entre outras marcas. E para isso o Trade Marketing utiliza de estratégias para que além de uma presença ampla dos produtos, essa presença seja também estratégica, fazendo com que seja gerado um desejo de consumo no público específico.   Realizando esse trabalho de forma contínua, cada vez mais esses produtos estarão entre as preferências do mercado e ainda podem evoluir para chegar ao status de referência

Quais são as vantagens do Trade Marketing?

Maior número de vendas

O Trade Marketing é capaz de gerar ganho tanto para produtores quanto para varejistas, pois com ele o produto tem mais alcance, gerando um maior número de vendas, o que é interessante para o produtor, que precisa de capital para investimentos, produção e lucro, e também para o varejista que precisa que suas mercadorias que foram compradas tenham uma saída relevante.

Maior reconhecimento do público

A percepção é o primeiro passo para que a partir dali haja a chance de considerar a compra. E com o Trade Marketing é possível ver resultado direto na visibilidade que essa mercadoria tem para o público-alvo, ainda que ele não conheça o produto.

Domínio de mercado

Uma das principais vantagens que se espera das estratégias de Trade Marketing é o domínio de mercado, que pode facilmente ser obtido a partir de aplicações da estratégia como por exemplo, a partir da boa relação com varejistas, boas exposições de produtos em canais com ações de marketing pontuais. Além de marcar presença, com essas ações é possível que o produto seja o mais escolhido e com mais frequência em momentos de decisão de compra.

E você? Possui produtos que precisam desse detaque em sua marca? Já pensou em utilizar estratégias de Trade Marketing para alavancar esse trabalho? Entre em contato conosco para saber mais!