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Uma das preocupações muito comuns no marketing digital é a de identificar qual foi o trajeto feito por um usuário até a chegada do mesmo em sua página, porém acontece de certas vezes não existir nenhum registro sobre esse trajeto, pois o que ocorreu de fato foi o tráfego direto.

É nítido que muitas vezes o foco das marcas e empresas está no tráfego pago ou até mesmo no orgânico, que são muito importantes, mas com isso as vezes o tráfego direto acaba sendo esquecido e não analisado como deveria.

A verdade é que o tráfego direto pode parecer confuso, mas é um ótimo termômetro para a relevância da sua marca!  E se você quer entender melhor como ele funciona aplicado no marketing digital, continua no post que vamos contar para você.

O que é o tráfego direto?
Tráfego direto é um termo que serve para descrever as visitas a um site que ocorrem quando os usuários digitam a URL do site diretamente na barra de endereços do navegador.

Ou seja, a pessoa é diretamente direcionada para uma página, sem chegar ao site através de outro canal ou mecanismo de busca, referência e anúncios. Ele ocorre quando o usuário conhece o endereço do site, e acessa diretamente.

Esses usuários, podem ser visitantes regulares do site, clientes que retornaram, ou pessoas que foram informadas sobre o site off-line, entre outros.

O que acaba tornando a análise de tráfego direto um pouco inespecífica. Mas se pensarmos em análise de tráfego na web, o tráfego direto não deixa de ser uma métrica que serve justamente para observar o reconhecimento da marca e a fidelidade dos visitantes.

Mas então o Tráfego direto é a mesma coisa que Tráfego orgânico?

Essa pergunta acaba sendo bem comum, pois os dois não envolvem mídia paga, mas é importante frisar que definitivamente não é a mesma coisa!

Mas como distinguir então?

O tráfego direto ocorre quando os visitantes acessam um site digitando diretamente a URL na barra de endereço do navegador ou usando um marcador, por exemplo. O que ocorre quando usuários já estão familiarizados com o site ou viram por meio de campanhas de marketing off-line, que apesar de ser algo mais antigo, ainda acontecem muito.

Já o tráfego orgânico, por outro lado, refere-se aos visitantes que chegam a um site por meio de resultados de pesquisas por palavras chave relevantes em mecanismos de busca, como por exemplo, o Google, Bing, Yahoo, entre outros. 

Então é aí que está a grande diferença!

Enquanto o  tráfego orgânico é influenciado totalmente pelo SEO (Search Engine Optimization), ou seja, pela otimização para os mecanismos de busca.

O tráfego direto não depende unicamente dele.

Qual é a importância do tráfego direto?

O tráfego direto possui um papel muito significativo na avaliação e no sucesso de um site. É muito importante para identificar fatores como:

  • A fidelidade do usuário

Com a análise do tráfego direto é possível indicar que os visitantes já conhecem e confiam no seu site. As pessoas só retornam diretamente porque têm interesse no seu conteúdo, produtos ou serviços.

Com isso é fácil sugerir um nível de fidelidade e engajamento, o que é valioso para a construção de relacionamentos duradouros com os usuários.

  • O reconhecimento de marca

O tráfego direto muitas vezes também está associado ao reconhecimento da marca. Quando as pessoas se lembram e digitam diretamente a URL do seu site, pode se observar que a sua marca é memorável e está se tornando uma parte reconhecida da experiência online dos usuários. Por isso, trabalhar no nome e identidade faz toda a diferença.

  • Eficiência do marketing offline

As campanhas de marketing off-line são aquelas que não são feitas através da internet, no mundo digital, como por exemplo: anúncios em TV, rádio, outdoors, entre outros.

As mesmas podem resultar em tráfego direto com o uso da URL inserida no navegador. Então é uma boa forma de medir a eficácia dessas campanhas e avaliar se estão direcionando o público-alvo desejado.

  • Métrica de sucesso

A partir do momento em que começa a existir um aumento consistente no tráfego direto ao passar do tempo, isso pode indicar que seu site está ganhando popularidade ou até mesmo se tornando uma referência.

O que é ótimo para empresas, marcas ou sites que dependem de reconhecimento e reputação para atrair negócios.

  • Estabilidade de tráfego

O tráfego orgânico as vezes pode acabar oscilando com base nos algoritmos de mecanismos de busca e mudanças nas palavras-chave, já o tráfego direto tende a ser mais estável.

O que pode fornecer uma base confiável de visitantes e compensar possíveis variações no tráfego de outras fontes, se tornando uma métrica mais segura em alguns cenários.

  • Privacidade e segurança

Existe também um fator de preferencia de alguns usuários que podem preferir acessar um site diretamente, em vez de passar por mecanismos de busca ou links de referência, por razões de privacidade e segurança.

Ao sentirem que a navegação direta é uma maneira mais segura de acessar sites confiáveis e isso também impacta no seu tráfego!

Conclusão

O tráfego direto não apenas impulsiona números, mas também reflete a confiança conquistada, o engajamento duradouro e a conexão genuína com os usuários. E ao utilizar técnicas para otimizar o SEO, como por exemplo, produzir conteúdo de qualidade, promover ativamente o seu site, incentivar o favoritismo e considerar o marketing offline, é possível aumentar significativamente esse tipo de acesso.

Então, se você quer estabelecer uma presença duradoura e memorável na web, não se esqueça de pensar em como amplificá-lo, sempre junto com estratégias orgânicas e pagas também. Já tinha prestado atenção nessa métrica? Gostaria de analisar ela melhor dentro de suas estratégias? Entre em contato conosco para saber mais!

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