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Marketing de conteudo

O marketing digital além de ser tendência se tornou uma aposta indispensável pelas empresas, até porque quem quer ser relevante para clientes e leads, precisa ter visibilidade na internet!

A necessidade não é mais apenas estar na internet, mas também ter o conhecimento de como se posicionar dentro dela, e assim se destacar em meio à concorrência, chamando a atenção do público-alvo.

E para isso é preciso adotar as melhores e mais atuais estratégias para adquirir clientes, é aí que se encaixa o Marketing de Conteúdo!

O que é Marketing de conteúdo?

É a estratégia de marketing focada em engajar seu público-alvo e aumentar a rede de clientes e leads, produzindo e distribuindo conteúdo relevante, oferecendo soluções e trazendo informações, sem promover a marca de forma direta.

Ao atrair e envolver pessoas, é criada uma percepção positiva da marca, o que traz interesse verdadeiro pelos conteúdos oferecidos, e com isso, a empresa consegue ser vista como autoridade e referência nos assuntos que aborda.

O marketing de conteúdo na verdade faz parte de uma estratégia maior, o Inbound Marketing ou Marketing de atração.

Porque é importante utilizar o Marketing de conteúdo?

Na atualidade, o poder de escolha do público aumentou, devido a isso é preciso ter conhecimento para produzir o conteúdo que realmente interesse ou informe o seu público-alvo.

Além disso é importante saber que um bom conteúdo, não é aquele que o foco está em vender, mas sim em trazer benefícios aos leitores, como soluções para problemas, esclarecimento de dúvidas ou ensinamentos  através de conteúdos informativos. A venda vem como consequência de todo esse processo.

E ao consumir a informação produzida, o consumidor pode acabar descobrindo necessidades ou desejos que anteriormente não achava que existiam, e ao superar essas expectativas através do conteúdo, é estabelecida uma relação de confiança.

O que gera constância no comportamento do público, por confiarem na marca, sempre que precisarem vão saber que a marca está à disposição para ser a solução que precisam, seja para obter esclarecimento ou até mesmo para conferir as novidades, pois assim que houver necessidade de compra, a marca em que foi depositada confiança, será sempre a mais propensa a ser escolhida.

Além disso, no pós-venda, o consumidor que confia pode se transformar em embaixador da marca e passar o processo de prova social para outros consumidores.

Vantagens do Marketing de Conteúdo

Agora que você já sabe os objetivos e a importância do marketing de conteúdo, nesse tópico vamos mostrar as principais vantagens da estratégia para sua empresa atingir os objetivos de negócio.

  • Aumento de tráfego

Um dos principais benefícios do marketing de conteúdo é o fato de gerar mais tráfego para o site da marca. Ter um site bem estruturado com conteúdos de qualidade voltados para o segmento da sua empresa, traz o poder de gerar  mais visitas, tornando sua marca mais conhecida!

Produzir conteúdo relevante é a melhor forma de destacar seu site em uma boa colocação nas primeiras páginas do Google. Afinal, as pessoas fazem buscas para obter informações, e se o seu conteúdo consegue informar e ser de alguma forma útil, existem grandes chances de se obter mais cliques.

  • Flexibilidade

Dentro do marketing de conteúdo, existem diversos assuntos aguardando para serem abordados, independente do segmento, e com isso é possível optar por mais de um assunto para blogs ou posts por semana, dando um ótimo ritmo de desenvolvimento para sua empresa alcançar diferentes personas e objetivos desejados.

Sem contar todas as plataformas que podem ser utilizadas para a distribuição desse conteúdo. Blog, posts, infográficos, vídeos, podcasts e webinars. O mais importante é compreender quais peças de conteúdo são mais valorizadas pelo seu público e criar conteúdos otimizados.

  • Visibilidade

Quando existe uma boa combinação entre uma boa estratégia de marketing de conteúdo e técnicas de SEO, é possível alcançar muitas pessoas de forma orgânica no Google.

E quanto mais relevante for o conteúdo, mais compartilhamentos ele conquista, ampliando cada vez mais a capacidade de atingir novas pessoas.

  • Captação de Leads

O marketing de conteúdo é essencial na captação de leads na internet. Isso porque ele é a ferramenta central de uma boa estratégia de inbound marketing.

Depois de criar conteúdo de qualidade, é importante responder às principais dúvidas e questionamentos do seu público em potencial, você atrai a atenção e conquista um voto de confiança.

O que se transformará em alguma ação, sendo ela um download ou cadastro, por exemplo. A partir disso, você pode dar início a uma relação mais próxima, que tem como objetivo central educar o lead para que ele venha a se tornar um cliente num futuro próximo.

  • Conversão de clientes

Acontece a partir do momento em que as pessoas passam a conferir a credibilidade da marca, e a compreendem como uma fonte segura de informações. O que logo traz ao público um sentimento de autoridade nos assuntos abordados!

Quando identificam uma necessidade que sua empresa pode atender, é natural que ela se sobressaia aos demais concorrentes, devido a confiança que foi previamente gerada, realizando as conversões.

  • Fidelização

Fidelizar clientes é fazer com que comprem da sua empresa e não da concorrência. É mantê-los tão satisfeitos com a relação com a sua marca que eles não pensem em outras em momentos de necessidade ou desejo.

Uma das maneiras de manter seus clientes felizes em terem optado por sua empresa é investir em conteúdo personalizado. Em vez de disparar centenas de conteúdos sem qualquer tipo de segmentação, você observa o comportamento de cada consumidor e entrega a ele somente conteúdos de seu interesse.

Dessa forma, sua empresa demonstra cuidado, responsabilidade, atenção aos detalhes e foco na geração de valores além da venda.

E é claro que a lista de vantagens vai muito além do que apenas esses itens, porém já é possível ter uma ideia do quanto o marketing de conteúdo agrega valor, aproxima e conquista pessoas, fideliza com facilidade, possui custo baixo e auxilia outros setores de uma empresa. Com uma boa Agência sendo responsável pela criação de estratégias para seu marketing de conteúdo, é possível conquistar todas as metas esperadas para sua empresa. Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a gente!