Tecnologia 5g e impactos no marketing

Blog - Tecnologia 5G

Compartilhe!

As conexões são essenciais para o mundo em que vivemos, estamos cada vez mais conectados, estar on-line a todo momento garante diversas possibilidades.
Neste artigo falaremos sobre como a tecnologia G mudou a forma de trocarmos informações e como o 5G afetará nossa forma de fazer marketing.

 

Linha do tempo da tecnologia G

  • 1G

Em meados dos anos 80, o 1G veio com a proposta de comunicação por voz, as chamadas não eram da melhor qualidade por conta da interferência do sinal usado.

Mesmo com muita dificuldade, essa tecnologia foi a porta de entrada para diminuir a distância entre as pessoas.

Mas como poderia melhorar?

  • 2G

A próxima geração veio nos anos 90, na tecnologia 2G surgiu o Short Messaging Service, o SMS. Esse serviço permitia troca de pequenas mensagens de texto.

O serviço era um pouco melhor e já apresentava evolução para algo ainda maior. Ao final dessa geração baixar imagens e sons já era possível, já que o 2.5G que permitia uma melhor transferência de dados.

  • 3G

Ao fim da Guerra Fria, a corrida tecnológica começou a ser massiva. Surgiu o World Wide Web (www), um sistema de localização de arquivos que dizia que cada informação tinha um endereço específico e que pode ser encontrado por qualquer usuário na rede.

A chegada da banda larga, navegação web, localização por GPS em tempo real foram os responsáveis pela aceleração da era da informação. Mas problemas ainda existiam, o sinal não era bom ainda e os planos de dados eram muito caros.

Beleza, o desenvolvimento da 3ª geração trouxe a conectividade que hoje, não conseguimos viver sem, mas eles não pararam por aí…

  • 4G

A mudança em relação a geração anterior é sutil, o desenvolvimento foi em relação a navegação, sendo um pouco mais fluída, abriu as portas para as chamadas de vídeos e também para os streamings.

O cuidado para uma maior segurança e mobilidade não foram deixados de lado. O mundo precisou de uma conectividade mais aprimorada e ao mesmo tempo segura para que a troca de dados não oferecesse perigo.

Poderia melhorar?
Como tornar as vidas mais facilitadas?

  • 5G

No final de 2018 começaram os primeiros murmúrios sobre a quinta geração da tecnologia, mas o qual é a proposta de agora? O que vai afetar no marketing?

Calma, vou responder todas as perguntas, mas antes quero trazer o que há diferente nesse novo G.

A proposta do 5G é de ser uma plataforma universal de acesso móvel a conexão de banda larga, essa nova tecnologia quer garantir:

  • Uma velocidade de navegação mais rápida;
  • Downloads 20 vezes mais velozes que no 4G;
  • Streamings e vídeo-chamadas mais limpas
  • Menor tempo de latência*
Pausa para uma curiosidade

Latência é o tempo de resposta entre fazer um comando, tipo clicar em um link, ser enviado pela rede e voltar a informação em forma de página carregada. Esse atraso de informação é de 20 milissegundos, a nova geração quer diminuir para 10 milissegundos e futuramente para 1.

Os impactos disso?

  • Maior capacidade de tráfego, ou seja, mais pessoas utilizando ao mesmo tempo sem interferência de sinal;
  • Novas experiências com realidade aumentada (RA)
  • Casas automatizadas e carros autônomos

 

Falando assim dá até uma empolgação, mas calma, essa tecnologia está vindo aos poucos, mas já com uma grande expectativa.

Agora sim, no que o 5G vai afetar o marketing?

Com uma tecnologia prometendo menor atraso na informação, temos que nos preparar para conteúdo mais interativo. Os limites físicos serão deixados de lado diante das tecnologias de RA (realidade aumentada).

O setor de marketing tem apresentado constantes evoluções para as empresas. Todas as mudanças que ainda virão com o 5G mudarão a forma de entretenimento e publicidade.

Enquanto essa tecnologia não chega aqui no Brasil, o que você, empresário, pode fazer para não ser pego de surpresa? Segura essas dicas:

  • Foque na especialização

Se você tem uma equipe de marketing em sua empresa, especialize seus colaboradores nas tecnologias que estão por vir;

  • Revise a forma de consumo do seu público

Hoje seu público consome seu produto ou serviço de forma “X”, com a nova tecnologia, será que é possível que o comportamento mude? PENSE, REVISE, ANALISE POSSIBILIDADES;

  • Abuse dos formatos de publicidade

Você ainda não altera os formatos de mídia em seu negócio? Atenção, você já está atrasado, mas ainda há tempo. Reels, stories, tik tok, lives e muitos outros conteúdos já mostram melhores resultados, não fique para trás.

Essa tecnologia 5G vem para nos levar a um novo patamar da globalização. Será necessário sair fora da zona de conforto para não sofrer com as grandes mudanças. Se precisar de ajuda, saiba que aqui você terá um grande parceiro, pois nessa corrida a Agência Equilibra já está à frente e muito antenada.