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Primeiramente, vamos explicar o que significa o BRANDING.

Branding é uma estratégia de gestão da marca que tem como objetivo aumentar o reconhecimento da marca pelo público e também a sua presença no mercado. 

A estratégia procura demonstrar em suas ações os valores que a definem em busca de despertar sensações e criar conexões fortes, que serão fatores relevantes para a escolha do cliente pela marca no momento de decisão de compra.

Já o REBRANDING tem como objetivo ressignificar um conceito de marca ou produto já existente, mudando a percepção do público em relação ao que é oferecido, ou seja, basicamente significa reposicionar a marca no mercado.

Pode-se tratar de algo mais simples como, por exemplo: Atualizar o logo da empresa, modificando sua identidade e imagem externamente ou até mesmo ajustar questões mais internas, como aprimorar ou trocar a estratégia de marketing que está sendo utilizada, revisar a missão e os valores da empresa, entre outros.

Apresentando assim uma marca já existente, como algo novo ou renovado.

A maioria das empresas realiza esforços de mudança de marca para modernizar ou fornecer uma conotação mais relevante de acordo com as necessidades de seus clientes, que devem ser previamente observadas.

Como saber se é necessário?

Fazer um rebranding é o que leva a marca ou empresa para uma nova direção, diferente da que seguia anteriormente, buscar o que ela realmente representa.

É necessário consolidar seus objetivos e visões para que as transformações que estão prestes a ser feitas em sua identidade, possam refletir essas mudanças.

Portanto, é uma decisão que depende do objetivo que a marca ou empresa deseja alcançar no futuro.

Existem diversos motivos para utilizar o rebranding.

Como, por exemplo:

  • Mudança de missão e visão;
  • Apelo por novo segmento de clientes;
  • Mudança de donos ou responsáveis pela imagem, colaboração com outras empresas/marcas;
  • Modernização.

Formas de realizar um rebranding:

Para que o processo de rebranding ocorra de forma efetiva é necessário possuir um diagnóstico completo com o reconhecimento do problema que vai ser abordado, pois, para submeter sua marca/empresa a mudanças, é necessário que tenha insights relevantes que realmente foquem de maneira direta e assertiva no que precisa ser melhorado.

Trabalhar com feedbacks é uma boa forma para obter informações dos clientes externos e internos, realizando pesquisas com os seus colaboradores e gestores. Dessa forma, pode-se iniciar uma campanha de reposicionamento com maior eficácia.

Crie expectativa

Pode-se utilizar os meios de comunicação digitais e off-lines para gerar expectativa nos consumidores, o e-mail marketing por exemplo, pode informar a chegada de novidades. 

Além disso, podemos usar redes sociais, blogs, sites e até outdoors. A intenção é despertar o interesse da persona para que o processo de rebranding seja notado pelo público-alvo.

Monitore seu público

É necessário monitorar as primeiras impressões de seu público-alvo em relação ao lançamento do rebranding. Podemos utilizar dados anteriores da marca e comprar com os novos para identificar se a reformulação atingiu o público desejado. 

É um processo longo e deve ser observado e otimizado como todo novo lançamento.

Posicione em mídias relevantes

Para que a evolução do processo de rebranding da sua marca/empresa seja notada, deve haver uma exposição estratégica em canais de mídia, para isso é necessário contar com uma estratégia bem estruturada que possa ser utilizada em seus meios de comunicação.

É importante que a escolha desses canais seja condizente com os interesses da persona que deseja atingir, portanto, procure estudar seu público para garantir uma presença ativa na rede escolhida.

Com esses pontos sendo observados, podemos concluir que é realmente uma estratégia importante, quando aplicada da forma correta.

Agora que você já sabe mais sobre o rebranding e tem dúvidas se sua marca precisa passar por uma reformulação, fale conosco e conte com uma equipe capacitada que pode direcionar sua empresa no caminho mais eficaz!