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Atualmente, é bem difícil definir um perfil para o consumidor atual de cada negócio, e disso não temos dúvidas. Até mesmo porque, para muitos tipos de negócio, existem mais de um só perfil, a verdade é que são vários, que variam desde influenciadores até tomadores de decisão.

Além de existirem mais de apenas um perfil, e os mesmos tendem a mudar também, muitas das vezes até mais rápido do que as empresas possam perceber. Portanto é nítido que existe uma dificuldade em entender o consumidor atual.

É comum notar algumas características especificas nos consumidores atuais, como por exemplo, que são imprevisíveis, mas ao mesmo tempo consistentes. Mas quem são eles? E o que mais atrai a atenção desses consumidores?

É nítido que os consumidores atuais possuem um oceano repleto de inovações e opções de diferentes concorrências, porém os mesmos possuem dores, vontades e personalidades diferentes, então como desvendar esses perfis de forma eficaz?

Por que é importante conhecer o comportamento do consumidor?

Hoje em dia, já não é mais viável que as empresas se deem ao luxo de apenas presumir ou ignorar as ações de seus clientes, logo, compreender o perfil do consumidor atual se tornou uma necessidade. Até porque será a partir desse perfil traçado que as estratégias de marketing são construídas.

A tecnologia também acaba sendo um fator que força as marcas a se adaptarem, pois com o surgimento do consumismo consciente, as empresas tiveram que mudar seu foco.

Os consumidores atuais não compram apenas um produto ou serviço, eles buscam também por propósitos, causas e ideais. Portanto compreender o perfil do consumidor atual não é apenas identificar quem são seus clientes hoje, mas antecipar quem eles serão amanhã.

Conhecer o consumidor é sobre examinar percepções, identificar padrões, transformações e mudanças para assim ser possível adaptar estratégias.

Como é o perfil do consumidor atual?

O perfil do consumidor atual está em constante evolução, e isso ocorre devido a diversos fatores, como digitalização, mudanças culturais e sociais, entre outros.
Porém, é certo que por mais que hajam mudanças constantes, é certo esperar sempre por avaliadores experientes, observadores conscientes e participantes ativos na jornada de compra. E isso ocorre porque parte predominante da geração Millenial e Z, cresceram na era da informação, ou seja, a constante sensação de que o mundo está sempre ao alcance.

Mas quais são as principais características do novo perfil de consumidor?

·        A internet é sempre a solução.

O consumidor atual vive no espaço online, 93% dos Millennials possuem smartphones e estão mais propensos a usar a internet em comparação com as gerações mais velhas. Esse lugar é a fonte de soluções para a maioria deles, seja para procurar um produto, serviço ou simplesmente dicas para resolver um problema.

O que traz para as empresas uma ênfase maior na questão de aprimoramento da presença online. E as empresas acabam se aproveitando desse cenário digital para conquistar e capturar atenção desse público por meio de sites, SEO, marketing de conteúdo e redes sociais.

·        Busca por agilidade e zero burocracia

Devido à digitalização, o perfil do novo consumidor espera que suas transações sejam perfeitas, eficientes e sem complicações.

É comprovado que, a probabilidade de usuários deixarem seu site atinge 32% quando o tempo de carregamento aumenta de um para três segundos. Ou seja, esse tipo de consumidor, não tem tempo nem paciência para lidar com barreiras técnicas, burocráticas ou processos que sejam complicados.

Nesse caso, o ideal é que os processos sejam simples e descomplicados, para realmente prender esse perfil de cliente.

·        Comparação de diferentes marcas e avaliação de custo-benefício

Os consumidores de hoje são informados, educados para o uso da internet ao seu favor, experientes em fazer comparações. Ou seja, anúncios chamativos ou promessas vazias não encantam tão facilmente.

É comprovado que 81% dos consumidores realizam pesquisas online antes de fazer uma compra. Portanto é comum um “ritual” antes de fechar uma compra, e nesse “ritual” estão inclusas algumas etapas: Comparar marcas, avaliar recursos, ler reviews/ ver vídeos de análise, avaliar custo-benefício, entre outros. Para isso é necessário que a marca ou empresa, tenha autenticidade, pois o consumidor atual valoriza marcas que são honestas sobre suas ofertas e limitações e também abertas sobre seus preços.

·        Querem se sentir parte de uma comunidade

Com a era digital, a ideia de “comunidade” teve uma grande transformação, o que antes se resumia a certo número de pessoas que possuem os mesmos gostos e valores, agora se encontra numa escala bem maior.

O perfil do consumidor atual busca um sentimento de pertencimento, um grupo que compartilhe seus valores, interesses e aspirações.

É comprovado que hoje em dia, as pessoas se sentem muito mais solitárias do que a décadas atrás, portanto quando as marcas são capazes de oferecer um senso e comunidade e conexão que ajudam as pessoas a preencher lacunas da solidão.

Em conclusão temos que o perfil do consumidor atual pode ser desenhado por todas essas características mas no fim, são apenas pessoas que querem se sentir ouvidas, vistas e valorizadas, conforme as marcas e empresas vão trazendo essa sensação, maiores são as chances de sucesso!