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Marketing de Relacionamento

Afim de conquistar cada vez mais espaço em um mercado extremamente competitivo, empresários se atentam cada vez mais para a importância do Marketing e a utilização de suas estratégias.

Considerando que a concorrência entre empresas do mesmo setor está em constante crescimento, com produtos e serviços que se destacam uns dos outros em diversos aspectos, o modo com que é realizado o atendimento ao cliente, pode ser visto como um grande diferencial!

Conquistar o cliente de forma que o torne fiel ao seu produto ou serviço é um grande desafio em meio a tanta concorrência, então para auxiliar empresas nessa luta, podemos contar com as estratégias e ferramentas do Marketing de relacionamento.

O que é Marketing de relacionamento?

É um conjunto de ações tomadas por empresas com o objetivo de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes, reforçando a relação de proximidade, e oferecendo benefícios para garantir a fidelidade dos seus clientes.

O Marketing de relacionamento ajuda empresas a conquistar e fidelizar seus clientes contando com diversas ferramentas, como E-mail Marketing, por ser altamente personalizável e ter uso para diversas ações.

É possível também fazer o uso de blogs e mídias sociais para analisar dados, saber sobre seu público-alvo e suas necessidades, segmentar leads, e desenvolver estratégias para cada grupo com diversos tipos de conteúdo. E até mesmo ações off-line, como o envio de brindes, por exemplo.

O marketing de relacionamento promove uma ligação afetiva por meio dessas estratégias. Mas é importante lembrar que para realizar um bom planejamento, é necessário conhecer muito bem sua base de clientes, seus gostos e necessidades.

Estratégias que podem ser utilizadas 

Existem algumas estratégias dentro do Marketing de relacionamento, que se utilizadas podem proporcionar resultados positivos.

  • Atendimento de qualidade

Um bom atendimento é essencial para conquistar e fidelizar o cliente. Marketing de Relacionamento é sobre conquistar a confiança de seu cliente mostrando proximidade e interesse em ajudá-lo sempre!

O público atual demonstra que receber um bom atendimento é mais importante do que o valor ou qualidade do produto ou serviço. Por isso, é importante investir na capacitação do seu time para que isso seja realizado com qualidade.

  • Fidelização

É uma estratégia que pode garantir um bom retorno, mas depende de esforços diários para funcionar. É necessário auxiliar seu cliente de forma que sejam solucionadas todas as questões que ele precisar,  e oferecer sempre exatamente aquilo que ele busca.

Para isso é preciso iniciar um planejamento e elaborar algum tipo de recompensa, que faça com que o cliente se sinta reconhecido pela sua empresa ou marca, como por meio de premiações baseadas em pontuações obtidas por um programa de fidelidade que deve ser atrativo e de fácil entendimento, e que ofereça prêmios realmente interessantes para o cliente.

  • Interagir em redes sociais

Em suas redes sociais, é importante postar conteúdo regularmente, mantendo suas páginas atualizadas, trazendo a sensação de estar sempre presente.

Mas além disso, é necessário estimular a interação com seus clientes, desde comentários até mensagens diretas, o que torna possível conquistar o cliente que vive conectado e trocando informações a todo o momento.

  • E-mail marketing e datas comemorativas

O e-mail marketing pode ser um grande aliado ao Marketing de relacionamento, pois baseado em gostos e buscas de seus clientes, é possível enviar promoções que despertem interesse e destaquem um bom momento para realizar mais uma compra.

Além de ser muito útil para realizar o marketing personalizado, se atentando a datas comemorativas e  aniversários, desejando felicidades ao seu cliente ou até mesmo oferecendo um desconto no dia!

Qual a importância do Marketing de Relacionamento nas empresas?

Estamos em uma era em que se relacionamentos e conexões são essenciais, apenas vender não é mais suficiente, é preciso relacionar-se com os clientes!

Ao conquistar seu cliente em todas as etapas de vendas, é possível criar um relacionamento de confiança, onde o cliente estará ciente de que pode contar com a sua empresa ou marca, pois além de um produto ou serviço,  estará oferecendo também informações e soluções, quando ele precisar.

Ter interações com o cliente é a melhor forma de criar uma relação forte e duradoura! Ao se sentir confiante, o cliente tem muito mais chances de ser fidelizado, e ao se sentir satisfeito, sempre que possível lembrará da sua empresa, como uma empresa amiga em que além de confiar, pode acabar promovendo à outras pessoas por meio de prova social!

Assim podemos concluir que a maior importância do marketing de relacionamento nas empresas é o resultado que é conquistado a longo prazo. O marketing de relacionamento vai trazer uma boa quantidade de clientes fiéis que defenderão a marca sempre que tiverem a oportunidade, além de gerar mais vendas através da propaganda boca a boca.

Entre em contato com a gente, para elaborar de forma eficiente essa e outras estratégias para a sua empresa!