As redes sociais estão cada dia mais presentes na rotina de bilhões de pessoas, que podem estar conectadas por diversas horas diárias, seja produzindo ou consumindo algum tipo de conteúdo.
Dentro desse contexto podemos concluir que apenas pelo grande alcance que a internet tem em diversas áreas, o uso de redes sociais já deveria ser algo considerado como indispensável para milhares de empresas ou negócios, porém muitos empreendedores ainda resistem à essa ideia, apenas pelo medo de estar em um ambiente tão mutável.
Mas, é importante lembrar que dentro da atualidade, as redes sociais se tornaram poderosas ferramentas de divulgação e despertam a memória de consumidores em relação a marca, apenas por estar presente ali.
Estar nas redes sociais também é algo que traz a possibilidade de interagir e se aproximar do seu público-alvo, e assim utilizar todas as estratégias possíveis para realizar uma conversão a favor de sua empresa ou negócio.
Instagram, Facebook, Youtube, Whatsapp, Tik Tok, Blog, entre outros…Todos podem gerar ótimos resultados para as empresas, mas para isso é necessário ter uma definição de quais dessas redes atingirão o público correto, é importante também transmitir uma imagem boa e responsável, difundir conteúdos relevantes e saber lidar com as exigências de usuários insatisfeitos.
Por que muitas empresas ainda têm medo?
As redes sociais possuem uma linguagem diferente quando se trata de marketing digital, é necessário que exista uma comunicação mais rápida e precisa, e muitas empresas consideram isso uma dificuldade, por terem que se adaptar e trocar a linguagem de comunicação que mantinham com seus clientes, para uma linguagem mais assertiva que gere uma identificação com seu público-alvo.
A exposição é outro fator que gera medo em empresas, até porque as pessoas que estão na internet, além de consumir, também produzem conteúdo. O que faz um cliente por exemplo, ter uma voz mais forte, principalmente quando existe uma opinião negativa sobre determinado produto ou marca.
E isso meio que obriga as empresas a serem coerentes em seus processos ou discursos, pois os usuários das redes conseguem identificar e expor atitudes negativas rapidamente, trazendo consequências ruins para o negócio.
Porém, essas questões devem na verdade ser vistas como soluções e não apenas pelo lado problemático, até porque, podem ser ótimas oportunidades para a evolução e personalização de processos, além de trazer estratégias que tem foco nas necessidades dos clientes. Isso tudo, sem contar as diversas vantagens que as redes sociais trazem para uma empresa.
Quais as vantagens das redes sociais para empresas?
1. Conhecimento sobre o público-alvo
Para que o marketing digital e suas estratégias tenham um melhor desenvolvimento e consigam trazer o retorno esperado, é preciso ter conhecimento sobre o público-alvo, seus pensamentos e modos de agir.
E com o auxílio das redes sociais, é possível ter uma análise de métricas e com isso formular estratégias assertivas, de acordo com os resultados que vão surgindo com as ações já realizadas.
Outro modo seria, analisando as interações do público em cada uma de suas postagens, e assim traçando um perfil básico do público e seu comportamento nas redes sociais, baseado em quais conteúdos são mais atraentes e geram mais interesse.
2. Atração de novos clientes.
Estar nas redes sociais é uma das principais formas de atrair novos clientes, e assim com o tempo continuar a conquista-los, pois na internet é possível que as pessoas conheçam a reputação de uma empresa e encontrem feedbacks que informam sobre a qualidade de algum produto ou serviço. Além disso, o negócio ou empresa cria destaque diante da concorrência e consegue uma melhor visibilidade, sendo suficiente para se encaixar entre as opções de escolha.
3. Interação e engajamento com os clientes
Criar um relacionamento com os clientes nunca foi tão fácil como com a ajuda que as redes sociais oferecem, através de comentários, curtidas, compartilhamentos, interações via stories do instagram ou até mesmo mensagens diretas, gerando engajamento.
E é justamente esse engajamento que vai aumentar a audiência e o interesse das pessoas em sua marca, produtos e serviços. Quanto maior o engajamento em suas publicações, maior também o alcance que tomam dentro das redes, atingindo cada vez mais pessoas, abrindo assim mais portas para negociações e trazendo autoridade, o que torna a marca mais relevante.
4. Satisfação e fidelização de clientes
Um dos grandes pontos fortes de se manter constantemente ativo nas redes sociais é a garantia de satisfação do cliente que acontece de forma mais fácil através de um contato direto. As pessoas buscam além de realizar compras, uma experiência boa e completa com as marcas, e costumam entregar não apenas feedbacks bons, mas também mostrar suas frustrações com marcas e produtos por diversos motivos.
Sendo assim, é possível identificar experiências ruins e trabalhar para reverte-las, tornando algo negativo em positivo. O que pode causar além de satisfação, uma possível fidelização também, isso devido a atenção que o cliente recebe, de forma rápida e eficaz com a internet, o que gera confiança e o sentimento de proximidade.
Além disso, como as redes sociais se tratam de um ambiente muito mais descontraído, é possível utilizar de humor e várias outras estratégias que auxiliam na fidelização dos consumidores.
5. Autoridade
Uma ótima estratégia para construir e demonstrar autoridade, é entregar conteúdos relevantes e de qualidade ao seu público. E com as redes sociais isso é possível de diversas maneiras, seja divulgando conteúdos publicados em outras plataformas, como youtube ou o próprio site da marca, ou produzindo exclusivamente para as redes sociais.
É importante explorar diversos formatos também, como por exemplo, carrosséis, stories e vídeos, trazendo informações importantes que não exigem que o seguidor saia da rede social para consumir conteúdo externo.
O aumento da autoridade nas redes sociais fará com que a sua marca seja sempre lembrada quando os clientes se encontrarem em uma situação na qual sua empresa pode ajudar.
6. Tráfego de qualidade para o site da sua empresa
Ter um site, em si já é um passo muito importante, por ser uma das principais plataformas de vendas, em um site também é possível inserir todas as informações institucionais necessárias para que o público conheça de verdade a empresa e comece um processo de confiança.
As redes sociais podem ser um caminho de entrada para o site da empresa, direcionando quem realmente possui interesse, fazendo assim um tráfego de qualidade e gerando leads.
É possível realizar esse processo inserindo links em posts ou no próprio perfil da empresa, ou também ao compartilhar conteúdos do site, aumentando as chances de clique por gerar curiosidade ou interesse em determinado assunto.
E com essa melhora de tráfego, é potencializado também o seu posicionamento orgânico em sites de busca, como o Google por exemplo, seu conteúdo tem mais relevância e destaque, o que pode se converter em mais vendas!
7. Mensuração de resultados.
Uma grande vantagem sobre estar nas redes sociais é poder analisar os resultados de campanhas e também os de retorno sobre o investimento (ROI). Isso é possível através dos próprios sites ou aplicativos das redes, pois possuem painéis próprios de análise.
Aliás, quem pode oferecer uma ajuda gerando insights sobre a quantidade de leads, de onde se originou a audiência e conversões, é o próprio Google Analytics.
E o melhor é que com esse controle de analise, é possível identificar o que realmente funciona dentro das estratégias utilizadas, e quais campanhas não estão trazendo o retorno esperado. O que gera a oportunidade de redirecionar esforços e recursos conforme o que for preciso para os pensamentos e comportamentos do público.
8. Maior divulgação
Divulgar uma marca nas redes sociais é mais simples e mais acessível financeiramente do que com as mídias tradicionais, além de gerar mais alcance e maior probabilidade de ser direcionada apenas para o público ideal, trazendo mais retorno.
Em redes como Facebook, Instagram e Lindekin, por exemplo, existe a opção de segmentar anúncios levando em conta personalizações como a idade do público, gênero, localização e interesses pessoais.
Além de serem ótimas maneiras de se divulgar conteúdos, sendo ou em forma de posts, ou até mesmo através de links. O twitter, por exemplo, possui melhor aceitação de links e por isso é uma das melhores redes para compartilhar artigos e materiais extensos.
9. Estratégias de SEO otimizadas
A importância das redes sociais cresce cada vez mais e com isso o impacto sobre a posição que ocupam nos mecanismos de busca da internet também aumenta.
O Google, por exemplo, oferece um melhor ranking às empresas que possuem um forte engajamento com o compartilhamento de posts, curtidas e menções, sem considerar o número de seguidores.
Porém isso depende do buscador, existem outros que consideram além do engajamento, a autoridade do perfil, sendo assim o número de seguidores pode interferir no posicionamento.
10. Tendências
Criar conteúdo é com certeza muito importante para os negócios, e atualmente se tornou tendência, sendo também uma grande aposta de captação de leads para os próximos anos. Precisa ser relevante, gerar interesse e ser sempre um assunto atual, ou seja, uma tendência que se alimenta de outras tendências. Mostrar que a empresa está atualizada, ou até mesmo ser a fonte de atualização de algum público é extremamente necessário.
Depois de entender todas as vantagens que as redes sociais oferecem para sua empresa, não se esqueça de buscar um suporte que pode compreender e atender todas as suas necessidades dentro do marketing digital, pois com uma Agência especializada, é possível descobrir os potenciais das redes para sua empresa e também dar início imediato à um planejamento de estratégias que se encaixe perfeitamente aos objetivos da sua empresa.
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