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Você aí, já parou para pensar sobre quem as marcas ou empresas querem alcançar com suas estratégias? Quais são os estilos de pessoas para quem elas produzem conteúdos e pretendem se comunicar? Ou até mesmo quem elas desejam deseja educar, entreter e converter?

Não? Pois bem, o que iremos explicar nesse post é que literalmente toda estratégia de Marketing é sempre direcionada aos clientes, por tanto é preciso ter uma definição correta para os mesmos, uma que englobe as preocupações com seus gostos e características, e para isso, utilizamos o termo “Persona”.

O que é Persona?

A persona é na verdade uma representação fictícia do que seria um cliente ideal. Baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta também características que determinam suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. O que acontece é que a persona, não é necessariamente classificada por sexo, idade ou região, mas sim, pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais. Também é conhecida como buyer persona ou avatar. E é a persona que orienta a criação de conteúdos no Marketing Digital.

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Quando falamos de persona sempre surge a dúvida sobre o que a difere do público-alvo, mas apesar  de serem conceitos relativamente parecidos, é importante ressaltar que eles não são sinônimos.

O público-alvo é na verdade uma representação de uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende (ou gostaria de vender) os seus produtos.

Já a persona, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e personalizada.

Segue abaixo um exemplo:

Público-alvo

Mulheres entre 23 e 30 anos, formadas em ensino superior. Assalariadas. Que residem nas regiões Sudeste ou Sul. Compram roupas online.

Persona

Julia tem 25 anos e é formada em Ciências Sociais. Recebe um salário entre R$2000 e R$3000 por mês. Está sempre acompanhando blogueiras através da rede social Instagram, por isso opta por comprar roupas online. Possui uma dificuldade para encontrar o número de suas peças pois usa manequim 34.

Uma diferença sutil, mas que define muito esses dois termos, mas quais são os tipos de Persona?

Tipos de personas

Buyer persona

A personificação do seu consumidor ideal. É preciso coletar dados reais sobre comportamento, hábitos de consumo, combinados com características demográficas dos seus consumidores para construir a Buyer Persona correta.

Audience persona

Essa é a persona criada quando o objetivo é a busca do reconhecimento de marca. Isso ocorre porque, a audiência pode acabar tendo um perfil diferente dos reais compradores, o que ocorre normalmente em casos de colaborações ou iterações entre marcas diferentes e os usuários de plataformas digitais.

Portanto é possível criar uma audience persona que represente os seguidores da marca ou empresa nas redes sociais.

Brand persona

É a persona que retrata a empresa ou marca. Para construí-la o ideal é que seja humanizando a marca, criando um personagem com características comuns reais mas que represente os valores e a visão da marca ou empresa.

Quais são as vantagens de definir uma persona?

Personificar um cliente ideal é algo que auxilia muito na atração de mais consumidores, através das estratégias de marketing que serão feitas com o foco nas dores e vontades  dessa persona. Definir corretamente uma persona é importante também para auxiliar o direcionamento de mensagens corretas para o cliente, o que tem como resultado a criação de uma comunicação e relacionamento mais eficazes e próximos. Trazendo vários benefícios.

Entendimento de público

Ao criar uma persona, é possível fazer com que a marca ou empresa se coloque no lugar do cliente e assim entenda o que ele realmente busca, quais são as principais formas de comunicação que ele utiliza, quais são os problemas que ele enfrenta e como a marca ou empresa pode auxiliar ou aliviar esses problemas, assim como também identificar os valores que motivam esses clientes a comprar.

É possível a partir disso, criar uma linguagem personalizada, que auxiliar na conversão e convence o consumidor a consumir da marca ou empresa.

Definição de preços dos produtos

Ao construir uma persona, é necessário entender qual é a renda em que o público-alvo se encaixa, pois isso irá auxiliar no entendimento de que o que está sendo oferecido são soluções corretas para as pessoas certas.

Além disso, irá definir quais são os valores mais adequados para a precificação de produtos, condizendo com a realidade financeira dos clientes.

Canais de comunicação

Para definir uma persona é necessário também estudar quais canais de comunicação seu público está utilizando para se informar, entreter ou comprar.

Após isso, é importante que seja feita a implantação da marca ou empresa dentro desses canais, para que esteja sempre presente e tenha uma maior facilidade de comunicação objetiva com os clientes.

Direcionamento de linguagem

Com a criação da persona, é possível entender sua influência nas estratégias digitais, o que ajuda no direcionamento de linguagem e tom de voz que será utilizado em criação de conteúdos.

Se a partir de uma análise é constatado que o público é mais jovem, pode se utilizar uma linguagem mais divertida e descontraída, mas se o publico são adultos até 50 anos, é melhor optar por uma linguagem mais formal, por exemplo.

Portanto para concluir, podemos dizer que a definição de uma persona é essencial para arquitetar estratégias e personalizar experiências, e você utiliza a definição de personas na sua marca ou empresa? Sabe como aplicar essa criação da melhor forma ou gostaria de experimentar de forma assertiva em suas estratégias? Entre em contato conosco para saber mais ou obter uma equipe especializada para cuidar disso!