O que é Marketing de engajamento? Como aplicar?

Maketing de engajamento

Compartilhe!

Atualmente, ter engajamento se tornou uma peça chave extremamente importante dentro de um planejamento para o marketing digital de diversas empresas.

Em um meio digital, isso significa receber interações diretas de seus consumidores a partir de diferentes ações como curtidas, compartilhamentos, comentários, respostas em enquetes, entre outras.

É importante para obter diversos tipos de resusltados como por exemplo, aumentar o alcance e a relevância da empresa na internet, além de também ser a fonte para criar relacionamentos lucrativos e duradouros. Ou seja, ao criar experiências que engajam, maiores são as chances de conversão em clientes!

O que é Marketing de Engajamento?

Marketing de Engajamento é na verdade um conjunto de estratégias que possuem como um foco principal impulsionar a participação da audiência em diversas ferramentas digitais, fazendo com que interajam com o conteúdo oferecido em suas redes sociais ou sites de diferentes maneiras possíveis.

O que proporciona a oportunidade de construir um bom relacionamento com leads, e com isso uma melhor fidelização de clientes.

É uma estratégia que permite que os clientes se relacionem diretamente com as marcas a partir da internet. Demonstra preocupação com a qualidade da jornada de compra e as informação que os clientes recebem, que se agradam por serem um grupo que dá preferência a marcas que proporcionem experiências qualificadas.

Ao deixar um cliente engajado em seus conteúdos, é facilitado o caminho para guia-lo à decisão de compra!

Como aplicar em seu negócio?

Invista em Marketing de conteúdo de qualidade

Criar conteúdo de qualidade em suas plataformas digitais, é uma boa forma de se aproximar e conquistar a confiança do seu público de maneira facilitada, pois ao solucionar dúvidas e trazer informações relevantes ao seu público, é possível despertar um maior interesse de clientes em potencial.
Para isso, é necessário ter uma boa comunicação com seu público, fazendo o uso de legendas objetivas que consigam explicar tudo que for preciso, de maneira prática e compreensível.

Considere o Marketing Interativo

Para gerar engajamento ao mesmo tempo estimular o feedback da audiência, é utilizar o marketing interativo! Você pode fazer isso por meio de mensagens em redes sociais, pesquisas de opinião e diversos outros recursos.

O stories do Instagram, por exemplo, oferece diversas ferramentas para a interação com o público, como a  caixa de perguntas, onde você pode deixar aberta para as dúvidas e opiniões de seus seguidores, as enquetes que servem para obter dados sobre os gostos da sua audiência, entre outros.

Outro método de conteúdo de interação, pode ser a criação de conteúdos compartilháveis. Explorando o uso de memes e conteúdos atuais ou sobre tendências, é possível fazer com que seu público goste tanto do que está vendo, que queira compartilhar com outras pessoas

Aproveite os feedbacks

Feedbacks também são considerados uma forma de engajamento, e além disso podem ser utilizados para mensurar os resultados de suas estratégias, desde que, se a sua empresa estiver obtendo feedbacks positivos sob alguma ação, significa que sua estratégia funcionou e irá trazer bons resultados, porém se as respostas estiverem sendo negativas a alguma estratégia específica, significa que ela deve ser modificada afim de apresentar melhorias, e que o seu consumidor pode querer ser recompensado pelo erro.

Uma estratégia bem-sucedida é aquela que é capaz de satisfazer os desejos e solucionar as dores dos consumidores. Por isso, é importante prestar atenção no que eles tem a dizer, e lidar com os feedbacks da melhor maneira possível!

Com isso podemos concluir que ao utilizar estratégias de engajamento, além de se atentar as reações do público, é possível analisar em dados, coletando e avaliando informações sobre a performance de seus conteúdos e abordagens, o que possibilita a identificação de quais estratégias podem ser melhoradas e quais devem ser modificadas, descobrindo também como e onde realizar as mudanças!

O ideal é que você conte com o auxílio de uma equipe especializada para o desenvolvimento dessa e de outras estratégias para a sua empresa, entre em contato com a gente!