Quando pensamos em uma sociedade, logo podemos observar que cada indivíduo possui um conjunto de características que os diferenciam uns dos outros, seja através de um nome completo ou até aspectos de personalidade ou aparência, fazendo assim com que sejam reconhecidos por essas características.
Portanto é nítido que ter uma identidade bem definida dentro dessa sociedade, é de fato muito importante. Mas isso não serve apenas para os seres humanos que compõem uma sociedade, mas sim também para marcas e empresas que querem se destacar em meio a outras.
Além de que, possuir uma identidade visual bem definida pode trazer inúmeras vantagens dentro de estratégias de marketing dessas marcas ou empresas, facilitando até mesmo alguns processos da jornada de compra, como por exemplo, o despertar de interesse e até mesmo a conversão de clientes.
Mas por que isso acontece e como isso é na prática? Acompanhe no post.
O que é identidade visual?
A identidade visual é na verdade o conjunto de vários elementos gráficos e visuais que tem como objetivo final comunicar uma mensagem. Seja essa mensagem sobre ideias, valores, propósitos ou até mesmo a missão da empresa, marca, produto ou serviço. Ainda que de forma indireta, ela pode expressar os valores da marca, sua personalidade e nicho de atuação.
É com a construção de vários elementos gráficos e visuais, que se cria uma atmosfera sobre quem é a empresa ou marca, e como ela vê o mundo e a sociedade.
A criação da identidade visual tem como objetivo fazer com que a marca ou empresa seja reconhecida e diferenciada das demais, para que dessa forma tenha sucesso em seu nicho de atuação, destacando suas melhores qualidades e a tornando única e principalmente interessante.
É como se a identidade visual fosse basicamente uma “personalidade” da marca ou empresa, que foi sintetizada e exposta ao mundo, e quando mais elaborada, bem desenvolvida e compreensível for a estratégia, mais espaço a marca ganhará no pensamento do consumidor. Por conta disso, existem marcas que, por exemplo, trabalharam tão bem em sua identidade visual, que chegam a serem reconhecidas apenas pelas cores que utilizam!
Os principais elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são a logomarca, tipografia, paleta de cores, materiais de divulgação (flyers, cartazes e outdoors, por exemplo) e, mais recentemente, elementos das redes sociais como imagens dos posts, avatar e a capa.
Mas quais são as diferenças entre Identidade Visual, Marca e Branding então?
Por conta de serem parecidos, os conceitos de identidade visual, marca e branding podem acabar sendo confundidos, mas possuem significados diferentes, portanto é importante saber diferenciar.
A marca de uma empresa é basicamente seu logotipo. É possível definir a palavra marca como expressão para a empresa a qual nos referimos quando falamos de alguma, porém no mundo do design, marca se trata de logo.
A identidade visual seria a logomarca de um negócio, ou seja, a representação visual do mesmo, de quem é, quais seus valores e como posiciona no mercado. Existem logos desde as mais tradicionais, modernas, ousadas ou até conservadoras, e todas as variações que possuem, dizem muito sobre a empresa que representam.
Já branding, é a palavra utilizada para definir toda a estratégia e gestão que será feita além da logomarca e identidade visual. É na verdade, todo o processo de desenvolvimento da estratégia, planejamento e criação dos conceitos a respeito de quem é a empresa, como ela se posiciona, como vê o mundo e como quer conversar com os clientes. Parecido com a identidade visual, mas vai além de questões gráficas e sem ele definido, é impossível criar a identidade visual, pois é com o branding estruturado que são ditados os objetivos da marca. Portanto, se trabalharmos o conjunto de identidade visual, branding e marca de forma estratégica, fica muito mais fácil se inserir e se estabelecer em um mercado de forma espontânea, gerando consumidores fiéis e promotores daquele produto ou serviço. Por isso, é de extrema importante investir em todas essas ações com devida atenção e importância.
Qual a importância de ter uma identidade visual bem desenvolvida?
Trabalhar uma identidade visual é importante por diversos motivos, um dos principais, é que com ela, é possível definir uma personalidade para a marca ou empresa.
Com a identidade visual que é possível alcançar reconhecimento e valor de marca, que são fatores extremamente importantes para a consolidação de uma marca ou empresa.
Quanto maior a presença dos elementos da identidade visual de uma marca na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos pela marca ou empresa.
Ou seja, de forma indireta, a identidade visual de uma marca pode ser responsável por gerar sentimentos na mente do público, transformando assim sua visão, trazendo fortes sentimentos de identificação, confiança e até mesmo pertencimento, de forma que a identidade visual acaba ganhando um espaço no pensamento do consumidor, que pode transformar totalmente o processo de escolha, de forma favorável.
Isso porque a partir disso, o processo de escolha se torna praticamente automático. É como se estivéssemos falando daquelas marcas das quais consumimos sem pensar duas vezes, sabe?
Isso ocorre por conta da confiança que já foi por essas marcas, já foi conquistada, o que se deve grande parte por terem trabalhado provavelmente durante anos na construção de uma identidade visual eficiente e atraente. O que por final, como consequência pode também resultar no aumento do engajamento do público em relação a marca, fazendo com exista cada vez mais interação e consumo, de forma que a mesma conquiste cada vez mais espaço no mercado.