Diariamente, encontramos em nosso caminho diferentes chamadas em forma de instruções para seguirmos, isso em diversos ambientes. Como por exemplo, “Entre, ar condicionado” ou “Sorria você está sendo filmado”.
Sinalizações como essas existem com o objetivo de gerar algum tipo de interação nossa com determinada situação. O que não é diferente no meio online!
No mundo do Marketing, existem várias ações que desejamos que sejam realizadas, como cadastros, formulários, downloads, orçamentos, testes gratuitos ou o acesso de um link ou postagens em blog.
Então, é necessário utilizar métodos de CTA (Call to action), para que os usuários compreendam quais são as necessidades e peculiaridades do seu negócio e realizem ações necessárias.
O que é CTA?
O Call to action é o que faz pontes para as ações, isso significa, qualquer chamada seja visual ou textual, que leve o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação. ou seja, o próximo passo que a empresa deseja que um visitante realize.
Ao usar expressões de call to action, como “clique aqui” ou “faça o download agora” é possível guiar seu público através dos caminhos que você deseja que ele percorra.
Sendo assim, é visto como uma ferramenta essencial para promover suas ofertas de Marketing Digital e gerar novos leads.
Onde utilizar o Call To Action?
Existem muitos recursos e ferramentas de divulgação na internet, e por isso é importante saber onde utilizar as CTA’s e também definir quais são os formatos que demonstram maior eficácia para cada local.
- Sites
É importante saber que, é bem provável que o visitante que está no site da sua empresa, já possui interesse prévio em algo que a sua empresa pode oferecer, logo é possível ofertar ações que o façam participar de objetivos da sua empresa, como por exemplo: ” Inscreva-se no curso! ” ou “Assine a nossa newsletter”.
- Redes Sociais
Já para as redes sociais é comum que a chamada para ação, seja feita com o objetivo de guiar o consumidor para o próximo estágio do funil de vendas em que ele já se encontra, ou até mesmo divulgar e trazer engajamento aumentando os números da sua página.
Como por exemplo: “Curta e compartilhe nosso post”, “Salve nosso post para ler depois!” ou o famoso “Arrasta para cima de quiser saber mais!”
- E-mail Marketing
E-mail Marketing é um ótimo meio de constatar o nível de interesse que seu cliente possui sobre seu produto ou serviço, e qualificá-los como leads ou leads qualificados. Então, fazendo o uso de CTA’s nesses e-mails, como por exemplo, “Acesse nosso site para saber mais!”, é possível guiar seu cliente através do funil de vendas de uma maneira bem mais fácil.
- Blogs
Postagens feitas para blogs, são direcionadas para o topo do funil, ou seja, são feitas como conteúdo de atração, trazendo o maior número de visitantes possíveis para a página! Ao criar conteúdo de qualidade que atrai e informa seu cliente, é muito mais fácil mantê-lo interessado e levá-lo outras fases do funil.
Exemplo: “Gostou do post? Leia o anterior!”
- Anúncios
Invista em links patrocinados, usando CTA’s para aumentar a efetividade dos mesmos. Para isso é preciso utilizar textos curtos e extremamente atrativos, o que pode trazer mais resultados positivos!
Exemplo: “Compre agora mesmo!”
- Vídeos
É possível incentivar seu consumidor a realizar ações desejadas através de sugestões ditas em vídeo, como por exemplo: “Clique no link que está na descrição para saber mais!”
- Ofertas
Captar a atenção do consumidor de maneira rápida e eficiente, é algo possível de se realizar utilizando boas chamadas para ação!
Ao criar um sentimento de emergência fazendo com que o consumidor sinta necessidade de realizar ações necessárias imediatamente, você terá em mãos uma ótima estratégia para ofertas e promoções.
Como por exemplo: “Compre agora através desse link, que te garante 10% de desconto!”
Qual a importância do Call to action?
Estratégias de marketing, possuem ações que visam converter o usuário, o que pode ser feito de diversas maneiras: clicando em um link, fazendo algum download, assinando newsletters, ao compartilhar posts e links, curtir, seguir, comprar um produto ou serviço, etc… Mas para que todas essas ações sejam realizadas, contamos com o auxílio dos CTA’s.
Logo, o Call to action acaba se tornando um ponto crucial em sua estratégia, até porque é por meio dele que o usuário de sua página e consumidor passa a realizar determinadas ações. Se tornando um elemento importantíssimo.
Pois possibilita uma conversão clara, contribui para a leitura e usabilidade de seu conteúdo, aumenta o tempo de navegação do consumidor em seu site, além de funcionar como uma ferramenta de captura de dados, e servir assim, para medir o sucesso e engajamento dos usuários dentro da sua estratégia!
Ou seja, é visto que a estratégia de Call to action oferece diversos benefícios para as empresas que o utilizam, mas para isso é necessário conhecimento para aplicá-lo da maneira correta, e também que seja desenvolvido um planejamento para cada local que será utilizado! Entre em contato com a gente para saber mais!