A qualidade do conteúdo importa mais do que a quantidade!
Num mundo mergulhado numa pandemia, mais do que nunca a vida real e a digital estiveram tão completamente ligadas, e isso nos trouxe uma variedade de hábitos que muitas vezes não são tão saudáveis, quando o assunto é consumo de conteúdo digital.
Agora em 2023, já num cenário melhor, passamos a nos questionar sobre esses hábitos adquiridos e perceber que devemos ter um olhar especial não apenas quanto ao tempo que passamos consumindo conteúdo online, mas também para a qualidade desse conteúdo apresentado.
Por isso, um tópico que está sendo cada vez mais abordado é sobre o conceito de nutrição digital, que basicamente, é o nome dado à tendência de usuários que estão repensando suas relações com o conteúdo digital. Mais do que o um “detox digital” temporário, estes usuários buscam por uma verdadeira mudança na forma como consomem informações e se conectam online.
Mas afinal, do que se trata?
O que é a nutrição digital?
A nutrição digital é uma teoria que leva em consideração o tipo e a qualidade do conteúdo que consumimos online, e abre questionamentos sobre como isso afeta nossa saúde mental e emocional. Seus objetos de debate podem incluir tudo, desde postagens nas redes sociais que consumimos, os vídeos que assistimos, as notícias que acompanhamos e até mesmo as interações entre pessoas que temos online.
Se fizermos um paralelo com a palavra nutrição em seu sentido mais tradicional, estamos pensando não apenas na quantidade de comida que iremos ingerir, mas também na qualidade e como ela afeta nossa saúde e bem estar.
Por que o termo está em ascensão?
Isso se deve às mudanças que estamos vivendo. A vida digital está cada vez mais intensa e interligada com acontecimentos reais, e isso tem impactado diretamente na saúde mental dos usuários devido à superexposição a conteúdos.
Segundo a Wall Street Journal, é crescente a onda de jovens que estão voltando a utilizar celulares antigos, e também é possível observar que a Geração Z tem buscado cada vez mais fugir de notificações, seja ignorando-as ou até mesmo programando elas para que não cheguem, assim tendo acesso apenas quando desejarem visualizar.
As plataformas de redes sociais estão prestando atenção nisso. O TikTok, por exemplo, lançou recentemente uma feature para que seus usuários possam controlar o tempo que passam no app e tentarem reduzir problemas relacionados ao hiperconsumo de conteúdo.
Ou seja, a ascensão da nutrição digital é um reflexo do nosso tempo, uma resposta às nossas necessidades atuais. E algo que todos nós, especialmente as marcas e criadores de conteúdo, precisamos prestar atenção.
Qual o impacto da nutrição digital?
Nos dias de hoje está claro que conseguir a atenção das pessoas online, está cada vez mais difícil, e isso é algo que qualquer profissional de marketing ou criador de conteúdo já percebeu.
Em um cenário onde os usuários estão optando por não receber notificações, e selecionar a dedo o conteúdo que querem consumir, essa premissa torna-se mais essencial do que nunca.
Algo que também foi percebido é que não basta apenas chamar atenção, é preciso prender a atenção, e para isso, é necessário oferecer algo que agregue valor!
Isso pode ser feito através de entretenimento, educação ou inspiração, o conteúdo precisa informar, educar e entreter para reter público em mídias sociais.
Como aprimorar sua nutrição digital?
Diversificação de conteúdo
Assim como uma boa dieta envolve uma variedade de alimentos, os adeptos a esta tendência evitam consumir um único tipo de conteúdo, para evitarem que o algoritmo crie um padrão onde fiquem presos sempre na mesma bolha.
Publicar uma variedade de conteúdos que sejam relevantes pode ajudar com isso. Não se limite a um único tipo de postagem ou assunto! Mas é importante dizer que para isto ser efetivo, você precisa ter um conhecimento claro de quem é a sua persona. Variar os temas e tipos de postagem é excelente, desde que sejam temas que façam sentido para seu público e ele queira consumir.
Informe o que for relevante
Para que seu conteúdo passe pela nutrição digital de sua audiência, ele precisa ser relevante. Se você quer criar uma marca forte, memorável, que tem uma relação com o consumidor, o conteúdo genérico é a última coisa que você deveria fazer.
Priorize a qualidade sobre a quantidade. Certifique-se de que seu conteúdo é preciso, útil e valioso, sem se ater apenas à uma lógica produtiva em grande escala.
Entenda os valores da sua marca
Você precisa saber o que diferencia a sua marca das outras, pois conhecendo seus atributos e aliando isso ao conhecimento da sua persona, é muito mais fácil criar um conteúdo único e de alto valor.
Crie hábito de se questionar o que diferencia seu conteúdo dos outros que existem online, e como ele pode somar para o seu business, sendo preciso para seu público sem oferecer conteúdo raso. E é essa pergunta que vai nortear a produção de conteúdos para que se tornem mais valiosos e, de quebra, encoraje seu público a ter um equilíbrio saudável de consumo.
Nutrição digital é sobre criar uma relação saudável e equilibrada com o conteúdo digital que consumimos. E como marcas, temos a responsabilidade de contribuir para essa mudança positiva.