Na realidade atual em que vivemos, existe uma constante necessidade de conexão, e com isso, é como se os aparelhos de celular estivessem sempre “colados” em nós. Isso porque o número de usuários de smartphones cresce a cada dia e, cada vez mais, as pessoas usam seus aparelhos móveis como principal fonte de acesso à internet.
E por isso, investir em estratégias que tenham como foco o mobile, pode trazer muitos benefícios!
Mas o que é Mobile Marketing?
Mobile Marketing é uma estratégia que busca a interação feita por meio das funcionalidades dos dispositivos mobile, como celulares, tablets, e entre outros.
Tem como objetivo aprimorar e facilitar essa interação, e relacionar e influenciar um determinado público através dessas tecnologias.
E quais ações de Mobile Marketing podemos realizar?
SMS Marketing
SMS Marketing foi uma das primeiras estratégias de mobile marketing a ser explorada pelas empresas e ainda é uma das mais importantes
Consiste no envio de mensagens de texto para as pessoas previamente cadastradas nas listas de contato, sendo muito útil para manter o relacionamento com os clientes, seja para lembrá-los de datas de pagamento, status de pedidos, envio de promoções, informações sobre últimos lançamentos ou até mesmo para efetuar cobranças.
O SMS Marketing é que ele possui uma taxa de abertura de mensagens muito grande, chegando próxima dos 98%.
Bluetooth Marketing
Consiste em utilizar da funcionalidade do Bluetooh dos aparelhos mobile para compartilhar arquivos multimídia com as pessoas para informar sobre seus produtos e serviços
E a grande vantagem do Bluetooth Marketing é que esta é uma estratégia de marketing totalmente gratuita, que não exige nenhum custo de manutenção para sua empresa distribuir arquivos para seus clientes.
Criação de páginas responsivas
Os usuários de smartphones e tablets precisam conseguir visualizar corretamente a página de sua empresa, o que é indispensável nessa estratégia. Um bom site é capaz de facilitar a navegação de seu usuário, pois este é um critério usado pelo Google para garantir um melhor posicionamento de seu site nas buscas.
Portanto é preciso desenvolver a sua empresa um site responsivo, que possa ser acessado facilmente por qualquer aparelho, sejam eles celulares, tablets ou computadores de mesa.
QR Code Marketing
QR Code se trata de um código de barras em 2D, onde o usuário de smartphone utiliza a câmera para a fazer a leitura do código e ser redirecionado para uma outra página.
Com ele você será capaz de estender o alcance de sua estratégia de marketing tradicional, direcionando os clientes de sua empresa para qualquer endereço da internet de forma rápida e segura.
Como aplicar o Mobile Marketing da melhor forma?
Independente da estratégia de marketing adotada por sua empresa, é essencial seguir algumas das melhores práticas do mercado para garantir que suas ações conquistem os resultados esperados.
- Não cause sensação de incomodo
No mobile marketing, além de se comunicar com o público de forma clara e simples, é essencial que você ofereça sempre aos seus clientes a opção para que caso queiram, possa parar de receber as mensagens da empresa quando não desejam ser incomodados. E assim como no e-mail marketing, é possível só enviar SMS para usuários que foram cadastrados previamente, ou seja, permitiram o envio de mensagens por sua empresa.
Esse cuidado é necessário pois são grandes as chances de seu cliente ter uma percepção negativa de sua marca, caso a mesma haja de forma invasiva.
- Ofereça experiências valiosas
Cada interação feita com seus clientes, deve proporcionar experiências boas, como por exemplo, ao inserir um QR Code, tenha certeza assim que o cliente for fazer a leitura, irá receber informações de valor. Ou até mesmo ao enviar um SMS, é importante garantir que seu consumidor terá informações relevantes para extrair de seu conteúdo.
- Seja honesto
Para que a estratégia de marketing mobile funcione e gere resultados esperados, o certo é que não sejam geradas expectativas que sua marca ou empresa não possa cumprir.
Portanto, tenha interações claras e objetivas, que informem aos clientes os benefícios que terão, mas também as responsabilidades que precisam arcar para melhor aproveitarem as soluções.
- Utilize as redes sociais como caminho
É essencial garantir a presença de sua empresa em algumas redes sociais, pois os dispositivos móveis de uma forma geral possuem uma ótima interação com as mesmas.
Com isso, é possível aumentar a eficiência de suas campanhas promocionais o ideal é que você explore esta característica e incentive seu público a compartilhar seus conteúdos em seus próprios perfis nas redes sociais.
Mas quais são as vantagens de investir em Mobile Marketing?
Investir em Mobile Marketing pode ser uma boa saída para qualquer empresa que queira se destacar no mercado, oferecendo várias vantagens para as empresas que investem nestas ações para a promoção com os clientes.
Segmentação de anúncios de acordo com a localização do usuário
A segmentação de anúncios por região é muito importante para negócios locais, como bares e restaurantes, onde o ideal é atrair apenas usuários que estejam próximos do estabelecimento comercial.
Os aparelhos móveis disponíveis no mercado hoje, possuem localização por GPS, característica que pode ser explorada na criação de campanhas de mobile marketing..
Isso faz com que os anúncios sejam exibidos apenas para os usuários que estão em uma cidade ou bairro específico, próximos de seu negócio.
Trazendo mais chances de atrair apenas os usuários com potencial de se transformar em clientes, além de economizar no desenvolvimento de suas campanhas promocionais e aumentar a taxa de conversão.
Popularidade do uso de aplicativos mobile
O uso dos aplicativos no dia a dia dos usuários de smartphones em todo o mundo, cresce constantemente, e esses mesmos aplicativos podem trazer muitas oportunidades para marcas e empresas com o marketing mobile aplicado.
Aplicativos podem ser usados para sua empresa para construir um relacionamento próximo com seus clientes e, com isso, aumentar a visibilidade de sua marca.
Comunicação mais rápida e eficaz com o público
As pessoas ficam ao lado de seus aparelhos celulares quase o dia inteiro, checando atualizações e notificações várias vezes ao dia, o que torna a comunicação com seu público ainda mais rápida se sua empresa investir em uma estratégia de mobile marketing. O que traz mais a eficiência de suas mensagens, facilitando a interação com seus clientes e, com isso, a conquista de resultados.