É possível observar que existem alguns períodos do ano em que é possível conquistar resultados melhores do que em outras, devido a “sazonalidade” que significa algo que ocorre apenas em certos períodos ou por tempo determinado, e graças as estratégias de marketing sazonal essas épocas podem oferecer um maior aproveitamento e consequentemente um aumento no número de vendas.
Até porque sabemos que são as vendas que sustentam a maioria dos negócios, ou seja, é preciso vender para que a empresa se mantenha, certo?
Mas o que é Marketing Sazonal?
É a estratégia utilizada com o objetivo de aproveitamento de épocas específicas do ano afim de garantir mais vendas, sejam essas épocas datas comemorativas oficiais, como por exemplo o Natal, Ano novo e Carnaval, datas comerciais como o Dia dos Pais ou Dia das Mães, ou até mesmo as estações do ano.
Logo, o Marketing Sazonal, é aquele que possibilita aproveitar as datas especiais/ comemorativas para impulsionar vendas de produtos ou serviços e manter os setores de marketing e comercial abastecidos durante todo o ano.
Qual a importância do Marketing Sazonal?
Já sabemos que, quando bem executado, o Marketing Sazonal em datas comemorativas, pode alavancar as vendas de qualquer negócio. Mas para isso é preciso saber que é fundamental estabelecer objetivos e planejamento detalhado para atingir resultados com mais eficiência.
A partir disso, com o Marketing Sazonal é possível planejar campanhas, promoções, fazer lançamentos que aproximam clientes em épocas com baixo histórico de vendas. Ou seja, o Marketing Sazonal é na verdade um grande aliado para a adaptação à realidade do negócio, aumentando o número de vendas por ano e criando estratégias que possam cumprir com todos os objetivos.
Quais são as vantagens do marketing sazonal?
Utilizando estratégias corretas e bem planejadas no Marketing Sazonal, é possível obter ótimos resultados e também fortalecer a imagem de uma marca ou empresa no mercado. E com o uso de ações inovadoras, a consequência é sempre vantajosa, pois com isso é possível atrair clientes novos e alcançar uma maior visibilidade. Segue abaixo algumas das principais vantagens:
Aumento nas vendas
Ao usufruir do potencial de datas especiais e utilizando as ferramentas disponíveis dessa estratégia corretamente, é possível alcançar um dos principais objetivos do Marketing Sazonal, o aumento da taxa de conversão e consequentemente do lucro.
Visibilidade
Datas especiais são ótimas oportunidades para explorar toda a criatividade e com isso conquistar a atenção do consumidor, proporcionando também uma boa experiência de consumo, cravando assim essa boa impressão na memória do cliente. Aumentando assim sua credibilidade no mercado e conquistando uma maior visibilidade.
Giro de produtos
Com o uso correto do Marketing Sazonal é possível além de gerar novas oportunidades, desestagnar o empreendimento. Pois com o estoque sempre girando e um bom conhecimento do seu público-alvo e das suas preferências, fica mais fácil entender seu comportamento e aprimorar o processo de vendas.
Mas como colocar isso em prática?
Como traçar uma estratégia de marketing sazonal?
É muito importante saber aplicar as estratégias de Marketing Sazonal para alcançar bons resultados.
O primeiro passo é sempre o planejamento. É preciso saber escolher as datas e períodos que tenham alguma relação com a marca ou empresa, para atrair mais clientes e causar impacto nas mídias.
Assim que esse “calendário” bem definido, é preciso pensar em algumas questões, como:
- Quais os principais objetivos da marca? Vender ou divulgar mais?
- Quais canais de mídia e redes utilizar?
- Quais formatos utilizar na estratégia de marketing de conteúdo?
- Qual a frequência de postagens?
- Qual o público alvo da campanha?
- Quais benefícios oferecer?
O segundo passo é elaborar um cronograma, para preparar e envolver toda a equipe para que possam em conjunto pensar em conteúdos para as campanhas e com isso aproveitar todas as oportunidades.
É importante também não deixar nada para a última hora, com organização é possível executar todos os pontos com uma boa antecedência.
Uma boa dica também é procurar outras empresas e marcas ou até mesmo influenciadores digitais, afim de obter parcerias, aumentando assim o alcance e a eficiência das campanhas.
E com isso tudo em prática, é possível entender que o Marketing Sazonal pode ajudar muito no sucesso da sua marca ou empresa.
Então por que não colocar isso tudo em prática? Para isso tenha uma equipe de confiança ou contrate uma empresa especializada para cuidar de todos os passos! Ainda tem dúvidas de que essa estratégia pode trazer benefícios? Gostaria de saber mais sobre? Entre em contato conosco e estaremos à disposição para ajudar!