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Conquistar pessoas sempre foi um dos principais objetivos do marketing, porém, atualmente, os desafios dessa conquista são outros, pois é necessário ter em mente que as pessoas que precisam ser conquistadas agora,  já nasceram na era da internet, com as mais diversas informações ao alcance o tempo todo.

Por isso, para realizar a criação de estratégias de Marketing de Conteúdo voltadas para a geração Z, é preciso que exista uma melhor compreensão de  como esse “nativos digitais” pensam, quais valores carregam e que tipo de temas atraem sua atenção.

A geração Z é um público conhecido não acreditar muito em formatos tradicionais de propaganda, especialmente pela enorme presença de anúncios online, o que sempre causou frustração, portanto para isso, são necessárias novas formas de abordagem, que sejam capazes de criar conexões realmente significativas.

Mas porque focar nessa geração?

Segundo várias pesquisas feitas em 2023, a geração Z ao contrário das outras, é a que em relatórios se revela como a geração que menos consome conteúdos de TV aberta, ao invés disso, tem como preferencia consumir seus conteúdos através de sites e apps como YouTube e Tik Tok.

Somente com essa informação já podemos observar que as estratégias feitas para um público de televisão são completamente diferentes, e conhecer o perfil das pessoas que utilizam a navegação online como algo totalmente natural já introduzido desde a infância, pode ser crucial para que marcas e empresas consigam construir confiança, autoridade e desejo na mente desse público.

Geração Z significa pessoas nascidas entre 1995-2010, sendo assim, é visto que os mais velhos dessa geração estão ingressando agora na idade adulta. O que significa que boa parte dessa audiência carrega um estilo de vida jovem, acostumado com a internet e com a comunicação via redes sociais.

Compreender isso, permite que marcas se ajustem a comunicação para criar um relacionamento sólido e, consequentemente, obter diferenciação frente aos concorrentes.

Para isso, é preciso adotar uma comunicação autêntica para conquistar essa geração!

Por que questões como autenticidade e valores de marca são tão importantes para essa geração?

Não seria isso o mais esperado de uma geração que cresceu ouvindo promessas em um ambiente saturado de informações? As pessoas da geração Z são críticas e seletivas na hora de escolher as empresas em que confiam.

Portanto uma das principais exigências que são consideradas por esse público é referente à autenticidade e aos valores pregados pela marca.

Então, empresas e marcas que se expressam de forma transparente e honesta, além de estarem alinhadas aos valores dessa audiência, consequentemente conseguem se destacar com mais facilidade.

Autenticidade e os valores importam, mas como colocá-los em prática e fazer com que esse público realmente confie na empresa por meio da sua produção de conteúdo?

  • Estratégias para comunicar valores de marca de maneira transparente

Diversas abordagens capazes de conquistar o público jovem, já foram implementadas por marcas mundialmente conhecidas. Entender como funciona cada uma delas e como foram efetivadas é crucial para ter mais segurança na hora de colocar seu projeto em prática.

  • Valores compartilhados

A importância de se identificar fortemente com as marcas que compartilham seus valores e defendem causas semelhantes às suas, é algo muito característico da geração Z.

O que inclui ações ligadas à sustentabilidade, à diversidade, à inclusão, à responsabilidade social e à autoexpressão positiva.

Ao adotar conteúdos repletos de diversidade e inclusão, mostrando que a marca se importa em ser democrática e atender a todos os públicos, muitas marcas estão conseguindo alcançar essa sonhada conquista.

Conteúdos que criam proximidade, como no TikTok, por exemplo, empresas de maquiagens que apostam em conteúdos com testes de maquiagens, reviews de produtos e informações sobre novos lançamentos.

  • Humanização

Algo que também é fundamental para a autenticidade da marca, se refere a sua capacidade de criar conexões humanas e genuínas.

Por isso, é possível por exemplo utilizar estratégias que mostrem um pouco dos bastidores das empresas e marcas, a história, a composição da equipe e demais detalhes da realidade das mesmas, possibilitando conquistar uma proximidade real com o público.

  • Engajamento significativo

Para uma audiência tão cheia de critérios, é preciso ir além de conteúdos tradicionais de comunicação e se envolver de maneira significativa na experiência do cliente.

Uma comunicação autêntica é a chave para atrair as pessoas e mostrar a elas que a marca realmente está ouvindo e acolhendo o que foi dito pelo público.

Uma corporação utiliza comunicação leve, divertida e acolhedora, consegue cativar a audiência, criar ansiedade pelos lançamentos e acolher as críticas sobre as novidades.

Além disso, é possível trazer também, jogos rápidos, cortes divertidos e discussões bem-humoradas entre a marca e seus seguidores. O que faz com que o público fique cada vez mais curioso e interessado.

Seguindo esses passos, é muito mais facilitado o processo de conquista, o que traz notoriedade e muitos benefícios para as campanhas. E você? Sabia que agradar essa geração era tão importante?