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Recentemente a Google liberou testes públicos para o Bard, que ainda não está disponível no Brasil, o robô conversador é um auxiliar pessoal semelhante ao ChatGPT, da Openai.

Que o ChatGPT tem feito um incrível sucesso, não é novidade, então também não é nada surpreendente que as gigantes de tecnologia estejam prontas para responder à altura, e foi assim que o Google anunciou o Bard, como concorrente direto do ChatGPT.

Mas o que isso significará para o mercado de tecnologia e como afetará profissionais de marketing, marcas e SEO?

Como funciona o Bard Chatbot?

é a maior aposta da Google para se destacar, é que ao contrário das fontes de informação do ChatGPT que teve seu banco de dados estagnado em 2021, as do Bard serão mais atualizadas. Porém, algo que vale lembrar, é que além dos dois chats serem bem similares no quesito design, ambos são propensos a cometer erros.

Mas de forma geral, ainda não deu tempo de haver polêmicas ou situações inusitadas, como aconteceu em outro bot semelhante, só que do Bing.

Ainda é um pouco cedo para afirmar quais são as verdadeiras totais capacidades do Bard, o que será analisado assim que uma quantia maior de usuários tiver acesso à ferramenta. Mas um ponto interessante, é a possibilidade de se pesquisar respostas dadas pelo robô diretamente no Google através de um botão personalizado.

A Google tem como objetivo transformar o Bard em um auxiliar do mecanismo de pesquisa, e não uma máquina autônoma, como no que parece ser o caso do ChatGPT. Além de que o mesmo apresentará mais de um rascunho de resposta, deixando na responsabilidade do usuário escolher qual a mais interessante para seu uso.

Qual o impacto do Bard?

Muitas empresas ainda possuem dificuldades para fazer o melhor uso da inteligência artificial, pois os profissionais de marketing, marcas e de SEO são receptores de uma enorme quantidade de dados, mas o problema é que nem sempre essas informações são válidas, algumas se passam por suspeitas e outras podem até ser totalmente enganosas.

Já com o uso do Bard, existe a possibilidade de além de reduzir a burocracia sem fim, oferecer também respostas mais objetivas e corretas aos profissionais, sobre diversas informações, como, por exemplo, o que seus clientes em potencial procuram e suas motivações para essas procuras.

Um criador de conteúdo para empresas de automóveis, por exemplo, pode utilizar o Bard para ter um entendimento maior e mais aprofundado de seu público-alvo, pois apenas a descoberta de palavras-chave, pode não ser suficiente.

Com o Bard, esse criador consegue ter uma noção sobre a motivação de seu público, como se as pessoas que buscam por carros ecológicos, por exemplo, estão realmente determinadas a salvar o meio ambiente ou se isso tem relação com o aumento do valor do combustível.

O Bard fornecerá aos profissionais de marketing, utilizando um compilado de perguntas feitas, informações para modificar seu conteúdo de forma que atraia diretamente o consumidor que terá interesse.

Porém, ainda se espera que a inteligência artificial exija muita supervisão de humanos, pois possui oportunidades que também podem ser vistas como riscos.

Diferenças entre o Bard e o ChatGPT
  • Interface

O ChatGPT é projetado para se parecer com uma pessoa real e é capaz de imitar a linguagem e os comportamentos humanos. Já o Bard tem uma interface mais simplificada e minimalista, o que o torna mais fácil de usar e entender. Ainda assim, o Bard também tem a vantagem de ser desenvolvido pela inteligência artificial do Google, o que significa que ele tem acesso a mais recursos e tecnologias avançadas.

  • Disponibilidade

O ChatGPT já está disponível em diversas plataformas, redes sociais e sites. Já o Bard está disponível apenas no Google Assistant no momento, o que pode mudar à medida que se torna mais popular.

  • Treinamento e nível de complexidade

O ChatGPT já está disponível em diversas plataformas, redes sociais e sites. Já o Bard está disponível apenas no Google Assistant no momento, o que pode mudar à medida que se torna mais popular.

O ChatCPT é treinado com base em dados de conversas humanas e é capaz de lidar com uma grande amplitude de perguntas e respostas, mas seu nível de complexidade é limitado.

Já o Bard é treinado com base em diversas fontes diferentes, incluindo informações da própria internet, além de ser capaz de lidar com perguntas e respostas mais complexas. Ou seja, a inteligência artificial do Google tem uma base maior e mais diversificada de conhecimento e por lidar com mais complexidade, é perfeito para setores que precisam de respostas objetivas e detalhadas.

  • Respostas instantâneas

O ChatGPT é capaz de fornecer respostas instantâneas, o que é ideal para situações em que é necessário se poupar tempo, já o Bard leva mais tempo para processar informações e fornecer respostas, o que se deve, entretanto, pela sua capacidade de entender da melhor forma o contexto da conversa.

  • Customização 

O Bard é customizável e adaptável às necessidades específicas de cada empresa ou usuário, sendo possível treiná-lo para entender termos específicos de determinados setores. Já o ChatGPT não possui essa customização.

  • Linguagem natural

Ambos são capazes de entender e processar linguagem natural. Mas o Bard se destaca por ser capaz de entender o contexto da conversa de forma mais avançada. O que significa que IA do Google pode compreender melhor as nuances e subtextos em uma conversa.

Conclusão

Uma coisa é certa, com o Bard, o Google está pronto para tirar o foco do impacto do ChatGPT, mostrando a profissionais e consumidores em sua própria versão, mais opções para se obter respostas. O que faz com que as marcas aproveitem todos esses dados para aumentar também sua presença e consequentemente seus lucros.