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Boa experiencia

Uma empresa pode ter diversos diferenciais perante sua concorrência, desde preço até variedade de produtos ou serviços. Agora, se tem uma coisa que realmente faz a diferença, é a experiência do cliente! Na teoria parece uma tarefa simples, mas e na prática? Você sabe prestar um atendimento diferenciado? Seu cliente está realmente satisfeito? É preciso saber as principais dicas de atendimento ao cliente para oferecer um suporte de qualidade.

Se você tem essa dúvida, está no lugar certo. Vou te contar 4 dicas de atendimento ao cliente que podem fazer essa chave virar, e acredite, essa satisfação vai muito além de um sorriso acompanhado de um elogio!

Qual a importância do atendimento ao cliente?

Além das 4 dicas que separei para você, quero te mostrar alguns dados que comprovam a importância do atendimento ao cliente. A Microsoft divulgou um relatório sobre o cenário global de atendimento ao cliente, que mostra nada mais, nada menos o quanto a experiência do consumidor pode impactar nos resultados da sua empresa. Confira alguns desses dados:

  • 54% dos clientes têm expectativas mais elevadas para o atendimento ao cliente hoje, em comparação com um ano atrás;
  • 96% dos entrevistados disseram que o atendimento ao cliente é importante na escolha de se tornarem leais a uma marca;
  • 77% dos clientes têm uma visão mais positiva em relação a marcas que peçam, e aceitem, o feedback do cliente;
  • 56% responderam que deixariam de comprar com uma empresa devido a uma experiência de atendimento ao cliente ruim.

Ficou interessado no assunto e quer saber como aplicar algumas melhorias no atendimento? Continue a leitura e veja as 5 dicas que separei para você proporcionar experiências satisfatórias aos seus clientes.

4 dicas de atendimento ao cliente
1. Proporcione experiência

Parece clichê quando falamos sobre a “experiência do cliente”, mas saiba que ela é a primeira e principal dica que você precisa ter em mente. A partir daí, todas as suas ações serão, automaticamente, pensadas para responder esta pergunta: estou oferecendo uma boa experiência ao meu cliente?

A melhor maneira de colocar isso em prática é atendê-lo da maneira como você gostaria de que fosse atendido, aí tudo fará mais sentido. Essa além de ser a primeira dica, é a que pede mais maturidade e me arrisco a dizer, bagagem. É puro feeling!

Você demonstra isso desde quando o cumprimenta – seja por algum veículo de comunicação, ou pessoalmente – e permanece durante todo o processo em que estão envolvidos, tendo contato.

Você conhece o seu cliente, sabe do perfil dele e ninguém melhor do que você para dosar isso. Precisa sempre estender um tapete vermelho para ele? Se puder, sim! Mas haja com cautela. Não confunda bom tratamento com puxação de saco, existe uma linha bem tênue entre ambos.

E acredite, padronizar processos, ajuda muito com que você consiga manter o controle da situação, evitando cenários desagradáveis. Por exemplo: logo que o cliente fechar o contrato, na reunião de briefing, já mostre à ele como funciona o processo de aprovação, pedido de alteração e afins. O combinado não sai caro!

2. Saiba ouvir o seu cliente

Quando estamos em um diálogo, muitas vezes, ouvimos já pensando no que iremos responder. Não faça isso! Deixe o seu cliente falar e o escute de verdade, assim será mais fácil entender o que ele quer, e mais do que isso, o que você pode fazer por ele.

Tem jeito melhor de entregar algo sabendo o que a pessoa espera? Não estamos falando somente de expectativa versus realidade. Mas quando alguém contrata um serviço (ou compra algum produto) espera algo, por menos significativo que seja. E do mesmo modo funciona o seu cliente, ele espera algo de você e do resultado que você dará para ele!

A melhor maneira de entender isso é descobrir quais são as dores do seu cliente, o por que ele te contratou e que resultados ele espera. Dessa maneira, tudo irá ficar mais alinhado e as chances de acertar serão maiores. Você pode fazer isso através de um briefing bem completo ou até mesmo em alguma conversa paralela à alguma solicitação feita por ele!

3. Ouça os feedbacks

Abra um espaço ou canal para que o seu cliente possa dar um feedback sincero. Não existe termômetro melhor do que este para saber onde você está errando, onde está acertando e o que pode ser melhorado ainda mais!

Nem sempre o cliente irá passar um feedback diretamente para você, a insatisfação irá permanecer e nada irá mudar. Para evitar com que situações como essa aconteçam, que tal disponibilizar um formulário mensal e anônimo com algumas perguntas chave para avaliar o atendimento e a entrega dos materiais como um todo? O ideal é que o formulário seja curto, direto e com respostas numéricas, por exemplo: de 01 até 10, sendo 10 excelente.

4. Acompanhe as métricas do cliente

É tão bom quando a gente questiona algo e já tem uma resposta na sequência, não é mesmo? Para ficar munido de informações e saber argumentar, é imprescindível que você mensure os resultados dos seus clientes e faça esses acompanhamentos periodicamente.

Não estou falando que você precisa saber exatamente todos os dados e métricas possíveis e imagináveis. Mas saiba o que o seu cliente gosta de saber! Por exemplo: se o negócio dele é com vendas e esse é objetivo de vocês estarem trabalhando juntos, acompanhe as métricas de vendas e as que a complementam, isso é um ciclo!

É importante estar por dentro do que ocorre com a conta do seu cliente, isso cria um elo de confiança! Tem sensação melhor do que essa?

Essas foram as 4 dicas de atendimento ao cliente que considero extremamente importantes e que podem fazer toda a diferença nas entregas! 🙂

E você? Tem alguma outra dica de atendimento ao cliente? Compartilhe suas ideias com a gente!