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Trabalhar com internet é trabalhar em um cenário que está em constante mudança, tornando-se a cada dia mais dinâmico e interativo. Tudo isso para que seja possível atender as necessidades de diversos públicos, e existem alternativas disponíveis que podem ser utilizadas. Vem cá que mostraremos tudo.

Mais quais alternativas eu tenho? O que eu posso fazer dentro do meu segmento?

Produzir conteúdo interativo, por exemplo, pode ser uma boa estratégia para alavancar o engajamento de suas redes, pois produzindo de maneira divertida e envolvente é possível conquistar seu público alvo, o prendendo do começo ao fim! 

O que é um conteúdo interativo?

Conteúdo interativo são materiais dinâmicos e divertidos que estimulam a participação do público, sendo utilizados diversos formatos como: texto, vídeo, enquetes e até mesmo quizzes. Esse tipo de conteúdo pode ser digital ou off-line, sendo utilizado até em pontos de vendas.

Com a digitalização conteúdos interativos on-line vem se potencializando ainda mais, utilizar conteúdos neste formato ajuda a incentivar a intenção e agregar algo aos consumidores, sendo um facilitador ou um ensinamento. 

Como você já deve saber, o poder da interatividade deu um salto com a internet, as empresas tiveram que se adaptar e gerar a participação de seus consumidores em meios de comunicação digitais. 

Lembrando que hoje as marcas que possuem mais engajamento de seus seguidores terão mais alcance orgânico e para isso você pode utilizar as ferramentas disponíveis nas redes sociais: como enquetes, likes, reações, comentários, compartilhamentos, entre outros. 

Quais são os benefícios de utilizar conteúdos interativos?

Proporcionar experiências interessantes por meio das interações, pode ajudar a criar um relacionamento a longo prazo com os clientes. 

Conteúdos Interativos vão propiciar feedbacks o que é diferente quando ocorre a leitura de um texto de blog ou download de um PDF, quando o consumidor consome o conteúdo, mas a empresa não tem retorno se foi algo útil ou se o consumidor gostou do material.

Confira alguns tópicos que separamos sobre os benefícios de utilizar Conteúdos Interativos em sua estratégia de Marketing.

  • Conteúdo que gera experiência

Gerar experiência no mercado atual tornou-se muito importante. Hoje os consumidores encontram a um clique, várias lojas e serviços.

Precisamos nos adaptar e ofertar mais que produtos e gerar valor para assim nos destacar no mercado. 

O objetivo de um conteúdo interativo é aliar informação e entretenimento, estimulando o consumo do material desenvolvido. Encontre o que pode ser mais relevante para o seu público e segmento, por exemplo:

Uma empresa de contabilidade poderia disponibilizar uma calculadora on-line que disponibiliza informações de modo gratuito, e para ter acesso a mais informações dos consumidores você pode incluir a opção de cadastros. 

Oferecendo um conteúdo que seja atrativo e resolva o problema momentâneo do consumidor você terá mais possibilidades de fechar um negócio.

O conteúdo interativo traz experiências únicas para os consumidores, atrai e fideliza clientes, tudo isso porque além de agregar valor, atraem e engajam as pessoas utilizando a diversão.

É como se fosse uma mistura de informação com entretenimento, fazendo com que o público se sinta estimulado a consumir, pois, tem sua atenção presa por atrativos, como, por exemplo, um quiz ou uma enquete, que fazem com que a pessoa percorra perguntas até o final de sua proposta, seja para receber um resultado ou apenas para sentir que sua opinião é válida.

  • Mais engajamento

Com o “boom” do marketing de conteúdo houve uma saturação de posts, que muitas vezes por falta de estratégia não possui relevância para os consumidores. Por conta disso, fez-se necessário a atualização no modo de apresentar esses formatos de conteúdos, incentivando os usuários a interagir e se expressar.

Podemos verificar pela análise dos conteúdos interativos que o tempo de permanência na página é maior, e claro quanto mais opções de interações você incluir em seu material mais dados do público você terá e consequentemente mais engajamento.

Quanto mais experiências positivas, mais consumo!

  • Aumento de Feedbacks

Através de feedbacks as marcas obtêm muitos dados e informações para serem utilizadas em seu favor, e com o conteúdo interativo é possível receber uma grande quantidade de dados de feedback de seu público, identificar as visualizações, cliques, preferências e interações.

Coletando essas informações, torna-se mais fácil observar seu público, comportamentos, dores e necessidades, e com isso utilizar esses dados para otimizar e especificar suas estratégias.

Com essas questões em jogo, pode-se perceber que o conteúdo interativo é uma estratégia excelente para criar proximidade e identificação com seu público, trazendo a possibilidade de ouvir suas preferências de forma direta, e executar o que for necessário para conquistar clientes e aprimorar sua marca. Além de se diferenciar do concorrente.

Já pensou em utilizar conteúdo interativo em suas redes? Quer saber mais sobre como aplicar essa estratégia? Podemos ajudar, entre em contato conosco.