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A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente em nossas vidas, e que isso vai ser algo muito explorado, não podemos negar. A presença da inteligência artificial está trazendo mais produtividade para diversos tipos de mercado, portanto quando o assunto é ter uma boa interação com usuários, e trazer uma experiência melhor no sentido de usabilidade e navegação, isso não é diferente.

Já é possível notar que aplicativos e sites, conhecem cada vez mais os gostos de seus usuários, de forma que causa até uma impressão de que os mesmos adivinham exatamente o que os usuários querem ou precisam, e isso ocorre devido a inteligência artificial, que possui algoritmos que constantemente avaliam a maneira como usuários utilizam esses sites e apps. Além de existir a pesquisa de usabilidade, é claro, que possibilita que usuários respondam perguntas com o intuito de otimizar esses processos.

Portanto, existem diversas formas de utilizar a inteligência artificial para construir estratégias que melhoram a experiência do usuário. Nesse post, vamos mostrar 7 delas.

7 formas de utilizar a Inteligência Artificial para melhorar a experiência do usuário.

1 – Personalizando

A inteligência artificial, coleta informações sobre preferências, interesses e comportamentos ao longo do tempo, e com ferramentas que possuem uso de inteligência artificial captando dados, o ideal é utiliza-los para a personalização.

Com base nos dados coletados, a inteligência artificial personaliza a experiência do usuário, colocando em destaque o que é mais relevante para suas necessidades, por exemplo, em um app de streaming de música, é possível que a inteligência artificial crie listas com músicas para um usuário, que combinam perfeitamente com os gostos dele, apenas com base nos dados de músicas já reproduzidas ou salvas em playlists pelo mesmo usuário. O que é feito com o machine learning, um dos pilares da inteligência artificial.

2 – Oferecendo respostas objetivas

Com o uso de Chatbots alimentados pela inteligência artificial é possível oferecer respostas mais rápidas e objetivas para o usuário, respostas personalizadas baseadas nas preferências do usuário também são possíveis, assim como respostas criadas para perguntas frequentes também.

Assim o usuário pode ser guiado em processos mais complicados e obter informações uteis, de forma prática, agilizando interações com o sistema, site ou app utilizado.

3- Prevendo comportamentos

Devido a análise de dados, a inteligência artificial consegue antecipar ações e necessidades, atendendo assim a todas as solicitações dos usuários. Como por exemplo, aplicativos de compras online ou que oferecem opção de compra online, com a inteligência artificial integrada, podem “prever” quais os produtos que os usuários tem possibilidade de comprar baseado em seus gostos, economizando o tempo do mesmo na hora de fazer uma busca, tornando a

Além disso, o usuário vai entender que a sua empresa realmente se importa em oferecer um serviço, de fato, personalizado. O que aumenta o engajamento e faz com que esse usuário indique sua loja/marca/empresa para outras pessoas. Um único cliente satisfeito pode proporcionar uma rede de outros clientes qualificados.

4 – Oferecendo acessibilidade aprimorada

A inteligência artificial possibilita tornar o mundo da tecnologia mais acessível a pessoas portadoras de deficiências que possuem necessidades especiais, podendo oferecer por exemplo, suporte a leitores de tela, reconhecimento de fala, entre outras funcionalidade que facilitam o uso de sites ou apps.

5- Detectando sentimentos

Alguns sistemas de inteligência artificial são capazes de detectar e distinguir emoções por meio de dados como expressões faciais ou análise de texto. Com isso, a inteligência artificial ajusta respostas e interações, se adequando ao estado emocional do usuário e assim torna a experiência mais empática e humana

6 – Criando conteúdos

Para implementar experiências boas ao usuário, é necessário que os conteúdos oferecidos, agreguem algum valor a vida dos mesmos, seja o conteúdo um texto, vídeo, imagem, entre outros.

Um dos exemplos que temos nesse quesito é o WriterAccess, onde você pode utilizar o AI Content Wizard, para criar conteúdos incríveis para seu público, já que a ferramenta leva em consideração concorrentes, palavras-chave e a sua audiência, identificando as melhores oportunidades para o sucesso da marca.

7 – Identificando problemas para uma melhoria contínua.

A inteligência artificial aprende com interações e feedbacks de usuários, e quanto mais for utilizada, mais aprimorada ela fica. E é com essa capacidade de aprendizado contínuo que as ferramentas de inteligência artificial oferecem cada vez mais experiências mais aprimoradas e personalizadas.

Também é possível assim, perceber problemas com antecedência, o que faz com que a solução seja adiantada e precisa, suprindo realmente todas as necessidades.

Concluímos com isso que a inteligência artificial realmente é uma forte aliada para processos de experiência do usuário, tornando a tecnologia mais empática e personalizada, além de mais eficiente também, sendo capaz de se adaptar a necessidades e preferências muito específicas.

Gostaria de saber mais sobre e ter uma equipe especializada para ser responsável por essa parte em sua marca ou empresa? Entre em contato conosco!