Tudo o que você precisa saber sobre!
Recentemente, o CEO do Instagram, Adam Mosseri publicou atualizações e trouxe uma visão geral de como os algoritmos da plataforma funcionam. Com essas informações disponíveis, podemos entender muito mais sobre como utilizar a rede social, suas as formas de otimização dos resultados, alcance de campanhas de conteúdo e todas as opções de compartilhamento e criação do aplicativo.
Mosseri compartilhou informações sobre tópicos populares, como: shadowbanning, revisão do status de conta, práticas recomendadas para aumento do público e o funcionamento da classificação algorítmica do aplicativo.
Segundo ele, o Instagram não possui um algoritmo único que supervisiona o que as pessoas fazem e o que não veem no aplicativo. Eles na verdade usam uma variedade de algoritmos, classificadores e processos, cada um com sua própria finalidade. Querem aproveitar ao máximo o tempo das pessoas e acreditam que usar a tecnologia para personalizar a experiência de todos é a melhor maneira de fazer isso.
Em síntese, cada parte do app, como por exemplo: feed, stories, explorar, reels e pesquisa usa seu próprio algoritmo adaptado a como os usuários se comportam. Classificam cada um de maneira diferente dentro de diferentes partes do aplicativo e adicionam recursos e controles como amigos próximos, favoritos e seguidores, para que seja cada vez mais personalizada a experiência do usuário!
Para que você entenda melhor, vamos nos adentrar brevemente em cada um deles.
Feed
Adam explica que para o algoritmo responsável pela distribuição de conteúdo, são consideradas postagens recentes, aquelas compartilhadas por pessoas que seguimos, juntamente a postagens de contas que a própria plataforma acredita que sejam do nosso interesse mas ainda não nos possuem como seguidor.
Como é determinado esse possível interesse?
Isso é definido com base em vários fatores, tais como: perfis que seguimos, posts que curtimos ou contas com as quais tivemos interações recentemente.
A experiência é personalizada para encontrar um equilíbrio entre o conteúdo das contas que seguimos com o conteúdo das contas que não seguimos mas temos a probabilidade de nos interessar. Ou seja, é nítido que o Instagram vem utilizando cada vez mais inteligência artificial para personalizar os conteúdos exibidos nos feeds de cada conta.
E para isso, existem 4 principais pilares que determinam a classificação do feed principal do Instagram, que são:
- Atividade: quais seus posts curtidos, compartilhados, salvou ou comentados;
- Informações sobre a postagem: quantas pessoas curtiram, qual o volume de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos por um determinado tempo, e informações sobre o conteúdo em si, como quando foi postado e o local que foi anexado a ele;
- Informações sobre o usuário que postou: o quão interessante a pessoa pode ser para nós, e quantas vezes as pessoas interagiram com essa pessoa nas últimas semanas;
- Histórico de interações: comentários e mensagens mútuas entre usuário.
Portanto é possível ver que existe uma preocupação da plataforma em exibir com maior frequência o tipo e formato de conteúdo que mais interagimos, com base no nosso histórico, com o objetivo de deixar a experiência mais personalizada para o seu gosto pessoal, fazendo com que hajam mais interação, como compartilhamentos, curtidas e comentários. Ou seja, quanto maior a probabilidade de realizarmos uma dessas ações, mais alto no feed veremos a postagem.
Stories
Os stories ainda não utilizam recomendações baseadas em inteligência artificial a classificação do conteúdo dos seus amigos e seguidores, mas a lógica é um pouco parecida com a do feed.
Os principais fatores que o Instagram leva em consideração ao classificar os stories, são:
- Visualização do histórico: a frequência das visualizações dos stories de uma conta faz com que essas contas tenham suas postagens priorizadas;
- Histórico de engajamento: a frequência com que interagimos com stories de determinadas contas, como por exemplo, um like ou um envio de mensagem na DM;
- Proximidade: a depender do nível de relacionamento que existe entre nós e o autor dos stories, a plataforma analisa e recomenda conteúdo a partir da probabilidade de estarmos nos conectando com amigos ou familiares
Assim, o Instagram também classifica a ordem de exibição dos stories para que fiquem em primeiro os que existe a maior probabilidade de termos interesse.
Reels
Os reels são feitos com o objetivo de ajudar o usuário a descobrir coisas novas. Por isso seguem o mesmo modelo da aba Explorar, tendo em si a maior parte dos conteúdos sendo de contas que não seguimos.
E para isso funcionar, o comportamento do Instagram é fornecer conteúdo nesse formato, que o algoritmo considera que você possa gostar e que podem ser interessantes para o seu perfil.
Para tal, os principais fatores de classificação, são:
- Atividade: analise de quais reels curtimos, salvamos, compartilhamos novamente, comentamos ou tivemos interação recentemente;
- Histórico de interação com o usuário que postou: é provável que o vídeo tenha sido feito por uma conta que não interagimos, mas caso haja interação é possível ter uma ideia de interesse.
- Informações sobre os vídeos assistidos no reels: conteúdo dos vídeos vistos, da faixa de áudio utilizada ou os recursos visuais do vídeo, bem como a popularidade;
- Informações sobre a pessoa que postou: nível de popularidade, número de seguidores ou o nível de engajamento.
Pois com isso tudo é possível entender qual tipo de conteúdo é relevante e atraente de uma ampla gama de pessoas e dar a todos a chance de encontrar seu público.
É importante também ressaltar que ao produzir reels com marca d’água, em baixa resolução e com muito texto, terão um alcance consideravelmente menor.
Para concluir, ao utilizar essas dicas você facilita o uso de estratégias de marketing no aplicativo, pois a existindo essas preocupações e feitos todos esses direcionamentos, seja através de dados ou inteligência artificial, é visto que são favorecidos e beneficiados, tanto quem assiste quanto quem produz conteúdo!