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O bing está utilizando recursos de inteligência artificial, mas como os profissionais de SEO devem se preparar para utilizar essa ferramenta e o que muda com essa inovação?

Que o mundo do Marketing digital está em constante transformação, não é nenhuma novidade, e recentemente, a Microsoft anunciou que a nova versão de seu buscador Bing, possui inteligência artificial, o que vai mudar de forma significante as pesquisas orgânicas.

Qual é a função inicial do Bing?

O Bing é um buscador que assim como o Google tem mecanismos de pesquisas orgânicas e pagas na internet, apesar de o Google ter mais dominância, sendo o mais utilizado, a ferramenta Bing, ganhou uma enorme relevância nos últimos anos.

Possui técnicas e boas práticas de SEO para ranqueamento orgânico e sua própria plataforma de mídia paga, a Microsoft Advertising, que concorre com o Google ads.

Aproveitando o sucesso do ChatGPT, a Microsoft anunciou que a versão atual do bing, possui a mesma tecnologia de inteligência artificial voltada para otimizar funcionalidades do buscador e atrair mais usuários para sua plataforma.

Como funciona a versão atual?

O que se modificou nas pesquisas orgânicas com o Bing atualizado? Basicamente os usuários da Microsoft, em seu navegador Edge, agora possuem um atalho onde é possível fazer buscas e receber respostas totalmente customizadas sem precisar abrir links.

Existe um recurso parecido com o ChatGPT que aparece para o usuário e que possibilita realizar qualquer pergunta no buscador, porém a diferença está na exibição dos resultados, pois agora o bing passa a reunir diversas informações em uma única resposta prática e direta e citando suas fontes.

O que faz com que o usuário tenha ainda menos trabalho ao fazer pesquisas, pois não precisará abrir os links, porém os mesmos sempre serão disponibilizados no rodapé do chat, para que o usuário possa tirar dúvidas ou até mesmo conferir a confiabilidade das informações.

Por ainda se tratar de uma versão inicial do Bing com inteligência artificial, a ferramenta ainda vai passar por atualizações e melhorias, como, por exemplo, o fato de ainda não ser o recurso ideal quando falamos de ranqueamento, pois os critérios utilizados, ainda não são claros.

Quais as vantagens do Bing com inteligência artificial?

Um dos motivos da Microsoft acreditar que é possível ter uma competição mais acirrada com o Google, é porque a inteligência artificial do Bing, vai trazer diversos benefícios, como:

  • Mais rapidez

Assim como no ChatGPT, as respostas que serão obtidas com a nova funcionalidade do Bing, serão bem mais rápidas, pois em segundos a ferramenta é capaz de oferecer resultados completos e objetivos, ou seja, é possível encontrar todas as informações que precisa, resumida em apenas alguns parágrafos.

Diferente das buscas orgânicas, o conteúdo é exibido em forma de resposta única, apenas informando as fontes em seu rodapé, deixando mais rápido o encontro com a resposta que antes era obtida apenas após a abertura de links durante a busca.

  • Respostas mais precisas e aprimoradas 

O Bing ligado ao algoritmo de inteligência artificial tem como diferencial, a capacidade de compreender melhor o que o usuário procura, logo, a tendência é que dessa forma a ferramenta ofereça respostas mais precisas.

O usuário não precisa se preocupar em fazer pesquisas mais aprofundadas, pois tudo que perguntou, estará respondido resumidamente, mas de forma bem objetiva, e a tendência é que conforme o tempo passe, e haja mais inputs, as respostas sejam cada vez melhores, mais evoluídas.

Além de trazer mais rapidez, a Microsoft também desenvolveu uma outra tecnologia capaz de contribuir com a maior precisão das respostas, o Microsoft Turing Natural Language Generation (T-NLG). Que traz a ideia de que assim que um usuário faz buscas, a linguagem e as respostas irão se adequando a ele. Afinal, a inteligência artificial além de aprender cada vez mais como os padrões de pesquisa de casa usuário, também está considerando o histórico desse usuário em suas próximas respostas, aumentando assim, a precisão de suas buscas, o que torna a experiência muito mais completa e melhorada.

  • Sugestões automáticas

Além desses, existe mais um recurso interessante que o Bing com inteligência artificial oferece, que é a sugestão automática de acordo com o comportamento dos usuários, a People Also Ask (PAA), que no Brasil significa: “Pessoas também perguntam”.

Praticamente o que o Bing faz, é oferecer várias sugestões a partir do cruzamento de informações que você está pesquisando com o que outros usuários pesquisaram anteriormente, o que gera respostas precisas e melhores direcionamentos.

Está claro que serão esses e diversos outros benefícios que vão trazer diversas melhorias para o marketing digital, e que a partir do primeiro uso da inteligência artificial, ela será aplicada em diversas tecnologias, e você, gostou da nova era do Bing?