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Gatilhos Mentais

Você sabia que o nosso inconsciente é responsável pela maioria das nossas decisões? Ao contrário do que muitos pensam, a maioria das decisões que tomamos não são lógicas, e se você pensa que todas as suas ações são racionais, pode estar se enganando!

Existem diversos fatores que nos influenciam a tomar decisões diariamente, como a necessidade, o desejo, o impulso, as influências externas, etc. E é justamente por isso que usar gatilhos mentais em sua estratégia de marketing, pode realmente fazer diferença ao influenciar as pessoas para o consumo de seus produtos e serviços.

Mas o que são os gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são agentes externos que provocam diferentes reações nas pessoas, estímulos que ao serem recebidos, agem diretamente no cérebro.  Ou seja, traz à tona decisões de piloto-automático ou simplesmente impulsivas.

As decisões que tomamos sem ao menos perceber, como por exemplo desligar o despertador de manhã, também são feitas através de gatilhos mentais, que servem como um recurso do próprio ser humano para facilitar a tomada de decisões que precisam ser feitas durante o dia.

Despertam emoções e podem até mesmo resgatar lembranças e sensações nostálgicas.

Como funcionam em estratégias de marketing e vendas?

Os gatilhos mentais são utilizados para obter uma comunicação mais persuasiva, logo, introduzi-los em uma estratégia de Marketing é algo muito atraente para as marcas e empresas.

Além de ser uma técnica muito eficaz para convencer o público de que seu produto ou solução é o ideal para os problemas e dores existentes, é uma ferramenta fácil de ser colocada em prática tanto no ambiente digital quanto fora dele.

Utilizar gatilhos mentais virou um dos principais focos dos profissionais de marketing na hora de criar estratégias, justamente por ajudar a desvendar comportamentos do público e tornar mais fácil o processo de conquista de clientes.

E para isso, existem diversos tipos de gatilhos mentais que podem ser usados para despertar diferentes sentimentos!

  • Gatilho de Urgência

É aquele que obriga o público a tomar uma decisão rápida, a estratégia consiste fazer uma oferta de produtos ou serviços em determinadas condições de valor, mas por um curto período de tempo. O que causa ao público um sentimento de que é preciso adquirir o produto ou serviço de forma rápida para não perder a promoção, sem adiar, a chance de compra aumenta.

Exemplo: “Não perca, apenas amanhã promoção de 50% em todos os produtos.”

  • Gatilho de Escassez

Existe um sentimento de que tudo que é escasso, tende a ser visto como exclusivo pelo público, justamente por não ser algo que todos terão acesso, passando também um sentimento de superioridade ao realizar a compra. Outro instinto que também é ativado é o de sobrevivência, em que é preciso garantir  itens básicos antes que eles acabem.

Exemplo: “Últimas unidades na loja, garanta já o seu.”

  • Gatilho de Prova social

É aquele que desperta o sentimento de confiança e credibilidade, é ativado através de outros clientes que utilizaram determinado produto ou serviço, e após isso expõem suas opiniões sobre tanto no ambiente digital através de comentários ou resenhas, quanto fora dele por conversas também.

É muito utilizado hoje em dia dentro do Marketing de Influência, por criadores de conteúdo e ou pessoas comuns, e promete trazer resultados devido a confiança que é gerada através dessas opiniões. Afinal, não existe melhor vendedor do que um cliente satisfeito fazendo bons comentários e mostrando a qualidade de determinados produtos e serviços.

Exemplo: “Usei e recomendo, é um produto maravilhoso. “

  • Gatilho de Dor x Prazer

Nós seres humanos, somos basicamente programados para fugir de dores e buscar prazeres. logo o ideal é que seu produto ou serviço, ofereça ao público a sensação de que suas dores serão resolvidas e o prazer será alcançado ao adquiri-los.

Ao suprir uma necessidade ou solucionar um problema, a chance de ação de compra aumenta muito.

Exemplo: “Te apresentamos o novo (nome do produto), que será a solução para seus problemas.”

  • Gatilho de Antecipação

Esse gatilho é feito através do processo de despertar a curiosidade, seja através de posts ou propagandas que induzem as pessoas a querer saber o que é o produto ou quando será lançado, por exemplo.

É feito através de pequenos “spoilers” sobre o que será lançado, para que o sentimento de vontade seja plantado antes mesmo de algo acontecer, cultivar esse sentimento durante o período em que é aguardado o lançamento, faz com que ele cresça, facilitando o processo de compra quando realmente for. O que ocorre justamente pelo tempo de espera e ansiedade gerada.

  • Gatilho de Novidade

Exemplo: “Aguardem, teremos novidades na próxima semana.”

Esse gatilho desperta no público uma grande vontade de estar atualizado, de ter aquilo que é considerado novo e inovador no mercado. Acontece quando um produto ou solução é lançada com o propósito de trazer novidades ou características que modelos antigos, não possuíam. O que gera a vontade de poder desfrutar de novas funções e estar à frente de outras pessoas.

Exemplo: “Novo modelo com novas funções, agora disponível em nossa loja.”

  • Gatilho de Autoridade

É aquele em que é dado confiança e credibilidade para quem realmente é especialista no assunto, como por exemplo, um dentista falando sobre os benefícios de uma marca específica de escovas, ou até mesmo uma maquiadora promovendo uma marca de cosméticos. Isso ocorre porque é possível confiar muito mais em quem realmente entende do assunto, do que em pessoas que não utilizam o produto ou solução diariamente.

Exemplo: “Em meu consultório, sempre utilizei o produto da marca X, pois apenas essa marca consegue trazer benefícios como Y e Z.”

  • Gatilho do Por quê

O gatilho do Por quê é utilizado para despertar conforto ao informar que alguma necessidade será atendida, pois é definido um motivo para que a compra tenha uma grande importância e consiga sanar as dores do consumidor devido a esses motivos que oferece.

Exemplo: “Aqui temos a solução X, que é perfeita para o problema Y, porque possui o elemento Z em sua composição.”

E ainda existem diversos outros tipos, logo, mas já podemos concluir que utilizar gatilhos mentais em suas estratégias digitais, pode proporcionar diversos benefícios, desde que seja feita uma pesquisa detalhada sobre qual seria seu público e quais os principais objetivos a serem atingidos. Dessa maneira será possível alcançar os Leads desejados e até mesmo converte-los!

Lembrando também que, para obter o auxílio necessário e qualificado, o ideal é que uma Agência seja incluída em seu plano estratégico. Entre em contato com a gente!