No mercado digital a expressão “Uma imagem vale mais do que mil palavras” realmente tem muita importância. Pois quando estamos navegando na internet, é fácil dizer que, a primeira coisa que nos atrai são as imagens que vemos, são elas que chamam nossa atenção.
Qual a importância de uma boa foto?
Quando se trata da venda de produtos online, a maior desvantagem na hora da compra de produtos está na falta da possibilidade de tocar e ver com detalhes, então para suprir isso, oferecer ao seu cliente imagens de qualidade de seu produto, é a melhor forma de driblar essa desvantagem e ainda manter seu público interessado!
Portanto, para garantir bons resultados em suas campanhas de marketing, vale a pena caprichar nessa parte da produção do conteúdo, até porque quando se trata de divulgação, a qualidade de imagem importa muito, principalmente se forem ser utilizadas no Instagram, que é uma plataforma que valoriza as imagens na distribuição de conteúdo. As fotos de seu perfil são a vitrine da sua marca, por isso precisam ser atraentes, para mostrar que além de possuir profissionalismo, sua marca é confiável e seus produtos são de qualidade.
Por onde começar a tirar boas fotos?
Ter fotografias de alta qualidade se tornou uma necessidade no mundo digital, mas nem todo mundo possui o conhecimento necessário para colocar isso em prática, por isso reunimos aqui 9 dicas para valorizar seus produtos e vender muito mais com suas fotos.
1- Use o fundo correto
Existem tipos diferentes de imagens necessárias tanto para divulgação quanto para melhor visualização do produto na hora da compra.
Para redes sociais, por exemplo, é possível utilizar fundos mais divertidos ou contextos em que não há somente o produto na imagem. Fotos do produto em modelos, com frases chamativas, de forma que seja melhor para captar a atenção do público.
Já para fotos de e-commerce, o ideal é não utilizar informações na imagem que não sejam o produto, pois quando o cliente visualiza essa foto seja em um marketplace ou em seu site, significa na maioria dos casos que já existe a possibilidade de fechar a compra, logo, a prioridade não é mais apenas atraí-lo, mas sim, mostrar detalhes que ele procura saber sobre o produto. Portanto o ideal nesse caso, seria utilizar um fundo branco ou neutro, assim apenas o produto se destaca.
2- Tenha sempre uma boa resolução
A nitidez das imagens depende da quantidade de pixels: quanto maior for, melhor será a resolução, explore os recursos da câmera do seu smartphone, eles são projetados para facilitarem esse processo.
Por outro lado, se tratando de lojas online, é importante lembrar que os arquivos serão hospedados no site e isso não deve impactar no carregamento. A dica é trabalhar sempre com fotos quadradas entre 600×600 (mínimo) e 1200×1200 (máximo), lembrando que alguns e-commerces oferecem o recurso de zoom que melhoram a visualização.
3- Preste atenção na estabilidade
Evite balançar o celular na hora de tirar fotos, para que as imagens não fiquem tremidas ou embaçadas, melhorando a visualização do produto. Uma opção mais profissional para isso é possível é contar com o auxílio de um tripé ou apoio contanto que isso garanta que a foto fique estável.
4- Uma boa iluminação é essencial
Aproveitar a luz natural do dia, utilizar luminárias, leds, até mesmo a lanterna de um celular, garante uma melhoria enorme nas fotos. O melhor é sempre usar o máximo de luz possível, para que todos os detalhes do produto apareçam. Mas lembre-se de tomar cuidado para que a luz não seja tão forte a ponto de criar sombras indesejáveis ou estourar em alguma parte do produto, ofuscando os detalhes.
5- O enquadramento precisa ser feito
Para mostrar profissionalismo é importante que a foto esteja enquadrada de maneira correta, com o produto centralizado para obter seu destaque. Verifique se o enquadramento está proporcional e o produto está sendo destacado, de forma que chame atenção até mesmo em relação ao cenário. É muito comum que haja distrações caso o produto não esteja em um enquadramento que o favoreça.
6- Explore ângulos diferentes
Ao comprar em uma loja virtual, é necessário verificar de alguma forma, todos os detalhes possíveis do produto, portanto, oferecer fotos de diversos ângulos possíveis pode auxiliar o cliente a ter um melhor acesso a todos esses detalhes.
7- Não use filtros
O ideal é que o cliente tenha uma visão de como seu produto é na realidade, portanto a foto precisa ser o mais real possível, o que não acontece ao usar filtros, pois os mesmos podem distorcer a realidade, como o formato ou até mesmo as cores originais do produto.
Os filtros fazem sucesso no Instagram e em outras redes sociais, mas não são adequados para fotos de produtos, modificam a aparência do item e prejudicam a visualização e a expectativa do cliente.
8- Faça uma edição consciente
Ao contrário de filtros, editar está liberado, porém é necessário manter o bom senso, a edição servirá para fazer ajustes, cortes e realçar alguns tons que não ficaram fiéis aos originais, ajustar iluminação, além de padronizar as imagens.
9- Use mais de uma imagem, se possível
É comprovado que o cliente sente muito mais confiança ao ver mais de uma foto do produto, sejam essas fotos que mostrem opções variadas, como de cores por exemplo, oferecendo ao cliente uma variedade maior, ou fotos que mostrem detalhes específicos do produto, que não são muito destacados na foto que possui o produto inteiro.
A compra pela internet causa muita insegurança no cliente. Permitir que ele veja os detalhes do produto pode deixá-lo mais confiante Por isso, não economize nas imagens. Fotografe o produto por diversos ângulos e adicione o máximo de detalhes no seu site. Você vende um produto em diferentes cores? Fotografe cada uma e use as fotos em seu site. Dessa forma, o cliente terá uma noção de como é cada cor aplicada ao produto.
Ao implementar as dicas que deixamos acima, sua empresa vai ter um perfil extremamente atraente e profissional, seja no e-commerce ou nas redes sociais, e com isso é possível colher diversos benefícios, ganhar confiança do público e ainda garantir o sucesso de suas campanhas de Marketing!