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Poucas datas sazonais têm o poder da Black Friday, que é mundialmente conhecida. Os consumidores, veem nela uma melhor oportunidade de aproveitar descontos que não são vistos em nenhum outro momento do ano. Já as empresas, enxergam um momento certo para vender mais, liberar estoque e fazer caixa antes do fim do ano.

Não podemos negar que a Black Friday possui grande impacto e é uma das principais datas comerciais do ano, especialmente para o e-commerce. E justamente por ser uma data que movimenta bilhões de reais, além de gerar um número bem maior de pedidos do que em outros períodos do ano, é necessário saber como se preparar e também quais estratégias podem deixar essa data ainda mais lucrativa!

Mas o que é a Black Friday?

Inicialmente costumava ser um evento de vendas que durava apenas um dia. Mas hoje em dia, é um evento que chega a durar de quatro dias até um mês inteiro. A Black Friday tem crescido de maneira constante em popularidade.

Algumas empresas promovem suas ofertas durante o fim de semana e encerram as promoções durante a Cyber Monday, ou até mesmo oferecem descontos especiais durante todo o mês de novembro. Outras escolhem os dois principais dias: sexta e segunda. Outra opção é começar a fazer propaganda das promoções de Black Friday com uma semana de antecedência e terminá-las uma semana depois.

Como se preparar para uma campanha de Black Friday?

  • Elabore um plano de ação

É essencial ter um planejamento bem estruturado, definindo metas especificar e estabelecendo orçamentos para os investimentos que serão feitos nas campanhas de marketing e publicidade, e para isso, é importante identificar também, quais os canais de divulgação mais eficazes para os objetivos da empresa.

Ter um calendário de ações com antecedência, proporciona o conhecimento sobre quais promoções serão oferecidas e em quais fases da campanha.

É possível utilizar estratégias de marketing digital, como e-mail marketing, anúncios pagos, campanhas nas redes sociais e parcerias com influenciadores digitais.

  • Organize o estoque e contate fornecedores

É importante garantir que você tenha estoque suficiente dos produtos mais procurados. E para isso, é possível fazer uma previsão de demanda com base nas vendas do ano anterior, nas tendências de mercado e nas expectativas de crescimento.

Também é necessário se de que seus fornecedores estejam preparados para atender às suas necessidades e estejam atentos à logística de armazenamento e distribuição para evitar atrasos ou falta de produtos.

Antecipe-se e inicie as negociações com seus fornecedores o mais cedo possível. Como a Black Friday é uma data concorrida, muitas empresas buscam condições especiais nesse período. Negociar antecipadamente pode garantir melhores preços, prazos de pagamento mais flexíveis e até mesmo exclusividade em relação a determinados produtos.

  • Analise os resultados do ano anterior

É importante analisar o desempenho de vendas que foram obtidas em outros períodos para que assim, fique mais fácil realizar ajustes e melhorias, tanto na abordagem quanto em outros aspectos que visam a obtenção de mais

  • Ofereça um suporte eficiente

É fundamental oferecer um suporte eficiente aos seus clientes. Portanto, para que isso ocorra, esteja sempre preparado para responder perguntas, solucionar problemas e oferecer assistência durante todo o processo de compra.

Para isso, é possível disponibilizar canais de atendimento claros e eficazes, como chat online, e-mail e telefone, para garantir uma experiência positiva ao cliente.

  • Aplique descontos verdadeiros

Os descontos são os motivos principais e iniciais que atraem pessoas para a compra na Black Friday, por isso é muito impor oferecer descontos reais e atrativos.

Mas tenha cuidado também com a precificação dos seus produtos. É importante encontrar um equilíbrio entre oferecer preços atrativos para seus clientes e garantir que você obtenha lucro, evitando prejuízos.

Mas o que faz uma boa campanha de Black Friday? Quais são as dicas para vender mais?

  1. Ofereça diversas formas de pagamento e um checkout facilitado

Oferecer uma maior variedade dos métodos de pagamento é algo que ajuda a evitar o abandono de carrinhos, além de manter suas taxas de conversão altas e melhorar muito a jornada de compra possível.

Essa etapa também deve oferecer uma experiência fluida e intuitiva, disponibilizando todas as informações necessárias para preenchimento correto dos dados e instruções claras para finalização segura da compra, sem gerar nenhuma desconfiança ou dúvida no cliente. Por isso, um checkout apropriado e a variedade dos métodos de pagamento ajudam a evitar o abandono de carrinhos, mantêm suas taxas de conversão altas e ajudam a oferecer a melhor jornada de compra possível.

  • Simplifique o atendimento e use canais de comunicação variados

As redes sociais, são os canais de comunicação mais indispensáveis para divulgar campanhas durante a Black Friday. Além das redes sociais é possível também investir em tecnologias focadas no atendimento de clientes como os chatbots, E-mail Marketing e outras formas de divulgar e captar leads por meio da automação, por exemplo.

Logo, é fundamental que as empresas e marcas invistam em uma equipe de atendimento, garantindo que todas as mensagens recebidas nas redes sociais, e-mail e marketplaces sejam respondidas com a maior atenção possível.

  • Utilize gatilhos mentais nas campanhas

Gatilhos mentais servem de estímulo para que o cliente feche a compra com você, em uma loja virtual o gatilho mental pode estar ligado à escassez e à urgência.

É exatamente esse recurso que você pode usar, você pode fazer isso nas publicações, em redes sociais e principalmente em sua loja virtual.

Essa estratégia já é utilizada durante o ano todo, durante o evento de Black Friday ela tem um poder de conversão ainda maior.

  • Mantenha seu estoque atualizado

É importante negociar bem com fornecedores e antecipar as compras e os prazos de recebimento dos itens, evitando que esses preparativos fiquem para a última hora.

Para facilitar as operações durante o evento, é essencial atualizar o estoque de forma prática, colocando os produtos que mais saem em uma área de fácil acesso. Assim, facilitando o  encontro e preparo desses itens para entrega com mais rapidez.

  • Utilize publicidade paga

É necessário planejar e investir na sua publicidade, para que seus produtos ganhem uma exposição ainda maior e mais assertiva, estimulando os clientes certos, na hora certa, e consequentemente melhorando as conversões da sua loja virtual.

As visitas nos sites já começam a aumentar nas semanas que antecedem a data da Black Friday. Sendo assim, o ideal é aproveitar essa ansiedade do público para posicionar a sua marca e se fazer presente nas buscas dos consumidores