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Atualmente, devido aos métodos de comunicação digitais serem mais rápidos, versáteis e práticos, podemos concordar que o marketing digital já foi definido como o futuro do marketing.

Portanto, é nítido que para atingir o consumidor moderno, o marketing digital é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer. Através dele e com o conhecimento necessário ou uma equipe preparada, é possível conhecer seu público e se comunicar com ele da melhor maneira e trazer uma maior sensação de envolvimento com seus consumidores, desde e-mails a mídias sociais e até analisar resultados de ações feitas.

Um marketing digital bem planejado e executado se torna essencial. Com ele você consegue ganhar mais reconhecimento, visibilidade e aumentar sua presença na internet.

Porém, sabemos bem que para quem está iniciando nesse mundo, o Marketing digital pode ser assustador, isso por que existem muitos termos, conceitos e siglas, que podem ser difíceis de interpretar, muitos também foram originados da língua inglesa, e por isso quem não possui conhecimento sobre, tem mais dificuldade em compreender. Pensando nisso, separamos algumas das principais siglas e termos, juntamente com seus significados, para esclarecer as dúvidas de vocês!

Os tipos de Marketing Digital.

O Marketing digital em sim, é um termo amplo que se refere a todas as ações feitas direcionadamente para a atração de clientes, utilizando a internet e tudo que a envolve, como as redes sociais, e-mail, sites, apps, entre outros canais. E dentro dele, existem 3 tipos que são mais utilizados.

Outbound Marketing:  Consiste em técnicas usadas pelo “marketing antigo”, onde empresas usavam a comunicação para oferecer produtos ao público-alvo de forma agressiva.  Se refere a um conjunto de estratégias em que a empresa vai ativamente até seus potenciais clientes. 

Inbound Marketing:  nova forma de funcionamento do marketing, invertendo a ordem do processo. O cliente é quem vai até à empresa após ser atraído pelas estratégias de comunicação.

Marketing de conteúdo: ou também chamado de marketing de atração. Significa que é feito com a finalidade de atrair consumidores com base na produção de conteúdo relevante nos meios digitais. (Originado no Inbound Marketing)

Termos e siglas em conceitos gerais do Marketing Digital

Leads: Lead significa um cliente em potencial do seu negócio. Para que realmente sejam convertidos em clientes, os leads precisam ser nutridos através de conteúdo de qualidade.

Persona: é o que seria a representação de um cliente ideal. Por meio de pesquisa com clientes atuais, é traçado um perfil único do cliente ideal, que vai servir para guiar toda a estratégia de marketing.

Segmentação: separar consumidores em diferentes grupos conforme suas necessidades, preferências, características, entre outros. Tem a finalidade de garantir que campanhas de marketing sejam sempre direcionadas para as personas certas.

Landing Page: página do site próprio da empresa ou marca, voltada apenas para a conversão de leads. Geralmente possui uma campanha específica, por exemplo, oferecimento de descontos ou cadastros para descontos.

Tráfego orgânico: público que chegou ao seu site ou redes sociais, por meio de uma busca de vontade própria, sem campanhas patrocinadas.

Tráfego pago: público que chega ao seu site através de anúncios patrocinados.

Links patrocinados: anúncios pagos que são exibidos com destaque nos resultados dos buscadores, como o Google, por exemplo.

Publi: conteúdo patrocinado por uma empresa e publicado por influenciadores digitais.

Copywriting: é a estratégia voltada para a criação de textos persuasivos, voltados para gerar vendas.

SEO: é a sigla para “Search Engine Optimization”, que em português, seria traduzido para “Otimização para motores de busca”. Consiste em uma série de técnicas que melhoram o posicionamento das páginas de um site em portais de pesquisa, como o Google.

Palavra-chave: é uma palavra específica ou termo que resume o assunto central de um texto. Deve ser utilizada várias vezes em um texto, afim de atrair pessoas que querem uma informação específica. É essencial para técnicas de SEO.

CTA: Call to action, em português, Chamada para ação. Consiste em frases, ou expressões, utilizadas em textos que induzem  o leitor a realizar alguma ação. Como por exemplo: “Compre agora!” Ou “Clique aqui!”

CAC: Custo de Aquisição de Cliente. É um cálculo que determina quanto cada empresa gasta em valores monetários, com campanhas para atrair e conquistar um cliente.

CRM:  do inglês “Customer Relationship Management”, em português, Gestão de relacionamento com o cliente, que é um dos sistemas mais importantes para uma empresa.  

CTR: Click Through Rate, em português, Taxa de cliques. Serve para medir a  porcentagem de pessoas que clicou ou visualizou anúncios ou links disponibilizados.

CPC: Custo por Clique. Quanto custa cada anúncio patrocinado no Google ou Facebook Ads, com base na quantidade de cliques que cada publicidade recebe.

CPA: Custo por Aquisição. Método alternativo de cobrança de anúncios patrocinados. Este determina o valor a ser pago com base em conversões realizadas, ou seja, compras efetuadas.

KPI: Key Performance Indicators, em português, Indicador-chave de desempenho. São usados para medir os resultados e analisar o cumprimento de metas de determinadas ações e/ou empresas. 

ROI: Return on Investment, em português, Retorno sobre o investimento.  Relação entre o valor gasto em uma campanha e a receita, em porcentagem. Analisa o retorno do investimento feito.

E isso nem é tudo, são diversas siglas e termos que surgem diariamente no meio do Marketing Digital, afim de nomear ou distinguir vários processos e ações, e com essa constante mudança temos que estar sempre atentos para obter todo o conhecimento possível. E você? Conseguiu entender um pouco mais sobre a linguagem do Marketing?