Sabia que com a automação do WhatsApp, é possível melhorar a forma de construir estratégias de marketing e vendas e ainda otimizar seus resultados junto ao público da sua empresa?
Já está mais do que claro que, independente do porte de um negócio, é fundamental estabelecer uma comunicação de forma prática e compreensível para alcançar sucesso de vendas, por isso, utilizar ferramentas adequadas é essencial para construção de ações de marketing.
A automação do WhatsApp, é uma dessas ferramentas que pode somar forças na estratégia de comunicação das empresas, seja sozinha ou em conjunto com outras plataformas, ela é uma maneira eficaz de atingir um público amplo dentro de um espaço digital de comunicação tão potente em resultados como o WhatsApp.
O que é a automação de WhatsApp?
É um processo que permite enviar mensagens automáticas para seus contatos, utilizando ferramentas especializadas ou APIs do WhatsApp Business.
Pode ser aplicada em diversas situações e para diferentes finalidades, como por exemplo, envios de lembretes, respostas automáticas para perguntas frequentes, confirmação de agendamentos de horários, campanhas de marketing, entre outros.
Quais são as vantagens?
A automação traz consigo uma maneira dinâmica de se conectar com clientes, de forma inteligente e prática. Disponibilizando informações e respostas sobre seu negócio para seus clientes a qualquer momento que eles precisarem.
· Atendimento fácil e redução do tempo de resposta
O comportamento do consumidor está cada vez mais imediatista e em busca respostas instantâneas para seus problemas, dessa forma, com a automação, será possível oferecer um atendimento na hora, a qualquer hora, com encaminhamento para o atendimento humano, apenas se for preciso.
Com a automação seu cliente não precisa aguardar o horário comercial ou dias específicos para obter as informações que ele deseja, tornando sua empresa mais acessível para assuntos frequentes e fáceis de solucionar.
· Eficiência
A automação do WhatsApp é uma excelente ferramenta para ser usada como em uma espécie de FAQ dinâmico, facilitando a navegação do usuário e resolução de dúvidas.
O cliente ao fazer a pergunta, receberá uma resposta imediata, simples e objetiva, capaz de sanar as dúvidas mais frequentes e preocupações recorrentes.
· Experiência personalizada e satisfação do cliente
A automação pode ser usada para criar experiências personalizadas de acordo com o perfil de seus clientes e suas interações, com isso, seus clientes se sentem ouvidos, o que aumenta os índices de satisfação e faz com que um lead tenha maior tendência a comprar seu produto, além de ajudar a fazer com que seus clientes fiquem mais engajados e se sintam lembrados.
· Escalabilidade
A automação permite o atendimento de um maior volume de clientes que procuram sua empresa, sem a necessidade de aumentar seu time ou aumentar o tempo de espera.
· Otimização do funil de vendas
Com esse tipo de ferramenta, é possível melhorar o relacionamento com o público, através de uma melhor segmentação e qualificação dos leads de acordo com o nível de interação, e a partir disso encaminhar as melhores oportunidades para o time de vendas na hora certa.
· Baixo investimento
É possível executar várias das suas estratégias de marketing, vendas e atendimento com um orçamento limitado, pois você precisa se dedicar à construção da automação e lógica das respostas, que precisam ser muito bem pensadas. O intuito aqui é gerar uma experiência de atendimento que seja satisfatória, para que ela agregue uma imagem de comprometimento da empresa para com o público.
Como fazer uma boa automação?
O WhatsApp por ser mais atual, possui uma dinâmica de uso muito diferente do email, por isso é necessário adaptar as práticas para a plataforma.
Veja alguns exemplos de como isso pode ser feito:
· Mensagens curtas
Em uma interação humana, mensagens são enviadas em maior volume porém com frases menores, portanto, é ideal que seus disparos de mensagem tenham um comportamento parecido com esse.
Recomendamos que você evite usar textos extensos e sim opte pelo uso de frases curtas e objetivas, sem abrir muitas brechas de interpretação e que sejam suficientes para dar a solução de problemas. Ainda nessa lógica, para mensagens promocionais, crie enunciados enxutos e com uma linguagem simples, mais que se ainda se mantenham interessantes o suficiente para chamar a atenção de seu público.
· Explore recursos
Com o WhatsApp Business é possível diferenciar, segmentar e melhorar seu atendimento utilizando os próprios recursos da ferramenta a seu favor, como áudios previamente gravados, fotos e vídeos para ilustrar e transmitir melhor as mensagens além de outras possibilidades que a plataforma oferece.
Por isso, sempre que possível utilize esses recursos sem medo e de forma criativa, mas tome cuidado para que o volume de materiais enviados não se torne algo invasivo, mas sim, uma forma de manter o cliente por perto e interessado.
· Utilize gatilhos
É possível programar respostas automáticas baseadas em gatilhos e palavras-chave, ou seja, perguntas similares que são feitas recorrentemente e por clientes diferentes, mas podem ser respondidas da mesma forma, deixando o serviço mais prático e a solução mais eficaz.
A automação de WhatsApp, sem dúvida, abre muitas portas e oportunidade para empresas se aproximarem cada vez mais de seus clientes, mas ela sozinha não vai fazer o trabalho de marketing e divulgação que vai levar o cliente até você. Para isso, conte com os especialistas da Agência Equilibra.