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Sabia que com a automação do WhatsApp, é possível melhorar a forma de construir estratégias de marketing e vendas e ainda otimizar seus resultados junto ao público da sua empresa?

Já está mais do que claro que, independente do porte de um negócio, é fundamental estabelecer uma comunicação de forma prática e compreensível para alcançar sucesso de vendas, por isso, utilizar ferramentas adequadas é essencial para construção de ações de marketing.

A automação do WhatsApp, é uma dessas ferramentas que pode somar forças na estratégia de comunicação das empresas, seja sozinha ou em conjunto com outras plataformas, ela é uma maneira eficaz de atingir um público amplo dentro de um espaço digital de comunicação tão potente em resultados como o WhatsApp.

O que é a automação de WhatsApp?

É um processo que permite enviar mensagens automáticas para seus contatos, utilizando ferramentas especializadas ou APIs do WhatsApp Business.

Pode ser aplicada em diversas situações e para diferentes finalidades, como por exemplo, envios de lembretes, respostas automáticas para perguntas frequentes, confirmação de agendamentos de horários, campanhas de marketing, entre outros.

Quais são as vantagens?

A automação traz consigo uma maneira dinâmica de se conectar com clientes, de forma inteligente e prática. Disponibilizando informações e respostas sobre seu negócio para seus clientes a qualquer momento que eles precisarem.

·        Atendimento fácil e redução do tempo de resposta

O comportamento do consumidor está cada vez mais imediatista e em busca respostas instantâneas para seus problemas, dessa forma, com a automação, será possível oferecer um atendimento na hora, a qualquer hora, com encaminhamento para o atendimento humano, apenas se for preciso.

Com a automação seu cliente não precisa aguardar o horário comercial ou dias específicos para obter as informações que ele deseja, tornando sua empresa mais acessível para assuntos frequentes e fáceis de solucionar.

·        Eficiência

A automação do WhatsApp é uma excelente ferramenta para ser usada como em uma espécie de FAQ dinâmico, facilitando a navegação do usuário e resolução de dúvidas.

O cliente ao fazer a pergunta, receberá uma resposta imediata, simples e objetiva, capaz de sanar as dúvidas mais frequentes e preocupações recorrentes.

·         Experiência personalizada e satisfação do cliente

A automação pode ser usada para criar experiências personalizadas de acordo com o perfil de seus clientes e suas interações, com isso, seus clientes se sentem ouvidos, o que aumenta os índices de satisfação e faz com que um lead tenha maior tendência a comprar seu produto, além de ajudar a fazer com que seus clientes fiquem mais engajados e se sintam lembrados. 

·         Escalabilidade

A automação permite o atendimento de um maior volume de clientes que procuram sua empresa, sem a necessidade de aumentar seu time ou aumentar o tempo de espera.

·         Otimização do funil de vendas

Com esse tipo de ferramenta, é possível melhorar o relacionamento com o público, através de uma melhor segmentação e qualificação dos leads de acordo com o nível de interação, e a partir disso encaminhar as melhores oportunidades para o time de vendas na hora certa.

·         Baixo investimento

É possível executar várias das suas estratégias de marketing, vendas e atendimento com um orçamento limitado, pois você precisa se dedicar à construção da automação e lógica das respostas, que precisam ser muito bem pensadas. O intuito aqui é gerar uma experiência de atendimento que seja satisfatória, para que ela agregue uma imagem de comprometimento da empresa para com o público.  

Como fazer uma boa automação?

O WhatsApp por ser mais atual, possui uma dinâmica de uso muito diferente do email, por isso é necessário adaptar as práticas para a plataforma. 

Veja alguns exemplos de como isso pode ser feito: 

·         Mensagens curtas

Em uma interação humana, mensagens são enviadas em maior volume porém com frases menores, portanto, é ideal que seus disparos de mensagem tenham um comportamento parecido com esse. 

Recomendamos que você evite usar textos extensos e sim opte pelo uso de frases curtas e objetivas, sem abrir muitas brechas de interpretação e que sejam suficientes para dar a solução de problemas. Ainda nessa lógica, para mensagens promocionais, crie enunciados enxutos e com uma linguagem simples, mais que se ainda se mantenham interessantes o suficiente para chamar a atenção de seu público.

·         Explore recursos

Com o WhatsApp Business é possível diferenciar, segmentar e melhorar seu atendimento utilizando os próprios recursos da ferramenta a seu favor, como áudios previamente gravados, fotos e vídeos para ilustrar e transmitir melhor as mensagens além de outras possibilidades que a plataforma oferece.

Por isso, sempre que possível utilize esses recursos sem medo e de forma criativa, mas tome cuidado para que o volume de materiais enviados não se torne algo invasivo, mas sim, uma forma de manter o cliente por perto e interessado.

·         Utilize gatilhos

É possível programar respostas automáticas baseadas em gatilhos e palavras-chave, ou seja, perguntas similares que são feitas recorrentemente e por clientes diferentes, mas podem ser respondidas da mesma forma, deixando o serviço mais prático e a solução mais eficaz. 

A automação de WhatsApp, sem dúvida, abre muitas portas e oportunidade para empresas se aproximarem cada vez mais de seus clientes, mas ela sozinha não vai fazer o trabalho de marketing e divulgação que vai levar o cliente até você. Para isso, conte com os especialistas da Agência Equilibra.